A Obediência como prova do Conhecimento de Deus

A Obediência como prova do Conhecimento de Deus
I João 2. 3-6 - 3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu o conheço , mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: 6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. Texto da NVI.
INTRODUÇÃO

1. Você Conhece a Deus?
2. Os tipos de conhecimento da divindade no tempo do Apóstolo:
1. O intelectual-filosófico; conhecer a Deus era uma experiência intelectual que não produzia transformações éticas e morais.
2. O Místico-Ascético; conhecer a Deus era sentir. Era uma experiência sensorial. Predominavam as religiões de mistério em que nelas as pessoas acreditavam que uniam à divindade e entravam em êxtase. Era uma experiência passageira.
3. O conhecimento judaico-cristão: o conhecimento de Deus vem por meio de sua revelação, como esse Deus é um Deus santo, conhecê-lo, implica querer ser santo. Ver o exemplo de Isaías. O Conhecimento de Deus não é fruto da especulação humana, nem de uma experiência emocional, mas, de uma experiência com Deus que nos transforma.
Como nós podemos provar que conhecemos a Deus? O apóstolo João vivia em um tempo em que os cristãos que vinham do paganismo precisavam compreender qual era o verdadeiro sentido de conhecer a Deus, por isso é que ele afirma:
I. Conhecer a Deus é obedecê-lo.
II. Obedecer a Deus produz o aperfeiçoamento do seu amor em nós. A obediência a Deus produz em nós o caráter de Deus que é gerado em nós pelo Espírito Santo. O Fruto do Espírito é amor. Para que nós possamos saber se obedecemos a Deus, nós temos que olhar para Cristo.
III. O Sinal de Nossa obediência a Deus é a nossa semelhança com Cristo. Nós temos criado nossa maneira de avaliar as pessoas no Reino de Deus, pela posição que ocupam, pelo conhecimento que têm, pelos dons que possuem. Mas, quando Deus nos avalia, ele não olha para essas coisas, mas o quanto nós nos parecemos com Cristo.
CONCLUSÃO
De sorte que a obediência a Deus é demonstrada:
1. Pela obediência à Palavra de Deus.
2. Pela manifestação do amor de Deus em nossas vidas.
3. Pela imitação de Cristo.
Rev. Kléber Nobre de Queiroz - Pastor da 1a Igreja Presbiteriana Independente de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.