TÉCNICAS VOCAIS - O ENCANTO DA VOZ.


TÉCNICAS VOCAIS - O ENCANTO DA VOZ

"Cantar é uma arte" Desde a renascença, por volta do século XVI, os cantores e artistas se sentiram atraídos por um aprimoramento vocal. Com o surgimento das óperas, cantatas e oratórias, os cantores se envolveram com as técnicas vocais afim de se atualizarem e evoluírem na área do canto.

Hoje em dia, o uso das técnicas vocais tornou-se indispensável para todas as pessoas que usam bastante a sua voz. O canto é uma arte dada por Deus para o seu serviço. Através dos cânticos, a igreja louva ao Senhor, instrui, exorta e aconselha os fiéis. Alegra os que estão tristes e anima os que estão desanimados, além de ser um meio pelo qual, podemos realizar expressões máximas de adoração e louvor ao nosso Criador.

O canto é uma arte que temos certeza de levar-mos para o céu, e lá juntos com os anjos, num grande coro celestial, cantaremos ao Senhor: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos !"
COMO DEVEMOS CANTAR ?

Uma das áreas mais importantes e que precisa estar afinada é a do louvor individual. Em um culto ou reunião de duas horas, um minuto é muito, principalmente quando a programação está cheia. Um trabalho bem dirigido não deixa o povo cansado e nem enfadado. Todos precisam cooperar, inclusive o cantor. Veja algumas dicas:

1. O cantor deverá entregar o Play-Back na posição correta ao sonoplasta antes de ser chamado.

2. Se o vocalista vai cantar acompanhado de instrumental, e já ensaiou não precisa cantar um trecho da música para os instrumentistas.

3. Se o canto for de improviso, não cante sem antes passar pelos músicos sem dizer qual o hino que você vai cantar (discretamente faça o ritmo com pequenos gestos para que eles entrem no tempo certo e não se esqueça de dar a altura que você deseja cantar).

4. O cantor não deve falar mais do que 15 segundos ao ser chamado para cantar.

5. Não teste os microfones batendo nos microfones, dizendo alô, teste 1,2,3, pois os microfones já foram testados no inicio do culto, e ao falar durante os 15 segundos que você tem direito, você deverá verificar a altura.

6. Ao cantar, observe se há trechos da música em que o som é mais alto, se houver, afaste um pouco o microfone da boca.

7. Não fique mexendo no pedestral enquanto estiver cantando, use o gesto ou expressão para comunicar a mensagem.

8. Não fique andando de um lado para o outro enquanto estiver cantando.

9. Não aponte para ninguém e nem fixe os olhos em uma única pessoa, olhe por cima das cabeças para não tirar a atenção.
A RESPIRAÇÃO

A respiração no canto é um fenômeno natural e espontâneo, realizado pelos músculos itercostais, pélvicos e abdominais que formam um conjunto apropriando ao cantor mais agilidade, firmeza e domínio, requisitos indispensáveis na "arte de cantar".

1. Antes que o indivíduo aprenda a cantar, é preciso que ele aprenda a respirar corretamente. O aluno de canto precisa aprender a combinar os processos respiratórios para que possa cantar tranqüilo e eficazmente.

2. Na respiração o ar entra para os pulmões, abaixa e estica o diafragma, dilata a cavidade abdominal causando uma expansão do corpo, especialmente do tórax inferior e abdômen superior.

3. Na expiração, o processo se reverte, o ar sai, o diafragma toma sua forma de curva, a expansão criada vai diminuindo, e a pessoa fica pronta para uma outra inspiração.

4. A inspiração pode ser pela boca e pelo nariz.

5. O ar ao passar pelas narinas é filtrado e aquecido tornando-se benéfico às pregas vocais, porém, deve-se tomar muito cuidado para evitar os ruídos.

6. A inspiração pela boca é mais rápida e confortável, sendo indispensável o cuidado de não deixar que o ar frio entre diretamente em contato com a laringe podendo talvez causar um choque térmico nas cordas vocais.

7. Para tanto, o ar deve entrar pela boca, passar pelo palato duro ( céu da boca), aquecendo-se para entrar em contato com a laringe, onda se encontram as pregas vocais. É na expiração que o indivíduo emite os sons vocais. No canto, o ar expirado transforma-se em melodia.

8. Para sustentar uma afinação, o cantor deve apoiar o ar com o diafragma.

9. Para que seu desenvolvimento seja o melhor possível, faça o seguinte quando for cantar:

10. Separe um pouquinho os pés, isso lhe dará mais equilíbrio.

11. O maior segredo da afinação esta na respiração, não respire pondo o ar todo no pulmão pois quando você fizer isso vai fazer barulho no microfone, o que não é bom ! Quando você for respirar jogue o ar todo para a barriga, fazendo assim, você não fará barulho no microfone, e ainda conseguirá sustentar uma nota por mais tempo !

Texto tirado da página desenvolvida por Elias O. Pinheiro, membro e músico da PIB de G-Mirim-(RO).

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.