SANDÁLIAS DA HUMILDADE [Ilustrações]

Em certa feita, um amigo de ministério chamou-me a um canto logo após um evento que eu dirigira Onde Deus operou abundantemente com a Sua Graça e me disse: “Enoque, você é um falso humilde”. Confesso que fiquei arrasado; parecia que um mundo desabou sobre mim, tamanha era a minha tristeza. Por um tempo fiquei a meditar nas hipóteses que levariam o meu amigo falar aquilo comigo. Não consegui entender; também não me achava um falso humilde.

Talvez naquele dia ele tivesse lido “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” Cl 2.23. Hoje, se ele voltar a falar comigo a mesma coisa, vou entender que sou aos olhos dele, orgulhoso, convencido, irreverente e insubmisso.

Talvez o meu amigo quisesse dizer que não era possível Deus me usar de forma fervorosa sem que eu me ensoberbecesse e então, eu mantinha uma forjada aparência exterior de humildade para ter espaço dentro de uma sociedade eclesiástica. O que estava acontecendo para ele, em sua “verdade” era a exteriorização de uma virtude confundida com possível a farsa de uma representação.

Hoje, ao ver uma dupla de pessoas famosas tentando forçar alguém a calçar as sandálias da humildade, lembro-me do mal que causei a um amigo bem próximo por deixar aos seus sentimentos, transparecer a falta de humildade. As diferenças são ou podem ser mínimas, ou apenas de ponto de vista de quem está em posição não congruente.

Para os cristãos a humildade é um princípio e não uma escolha. É para fazer parte das características intrínsecas de cada um. É uma das mais importantes virtudes que um cristão pode ter. Quando Pedro diz: “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” 1 Pe 5.5, está dizendo que os soberbos não têm a Graça de Deus.

A humildade vai à frente da honra, Pv 15.33. Muitas vezes queremos a honra sem humildade. Isto não é possível nem quando se usa a força. A honra é dada pelo coração, tem que sair de dentro de um coração sincero. Posições de destaque, fama, dinheiro e poder não são elementos que garantam a alguém ser honrado. Uma coisa é a honra outra é a manifestação honrosa por decreto.

Modéstia é um dos significados de humildade. Jesus foi um autêntico exemplo disto, como podemos ver no episódio de Sua captura ao ser traído por Judas. O Diácono Orlando Ferreira da Silva Filho, que trabalha comigo na Plataforma de Enchova, comentava a respeito do beijo que serviu para identificar a Jesus. Comentava o valoroso obreiro: Se Jesus tivesse uma vida com característica contrária à forma humilde, certamente seria conhecido pelos soldados que o prenderam, não havendo em necessidade de identificação pelo traidor, Mt 26.48, mas por uma forma de vida destacada.

A humildade é parceira do obreiro, At 20.19. Uma das coisas mais esquisitas que pode existir é um evangelista arrogante; um cantor orgulhoso; um testemunhante vaidoso. A humildade é um elemento vital para que possamos resistir aos mais fracos, Ef 4.2; se revestidos de humildade teremos consciência de que somos menores do que o nosso semelhante, como disse Paulo: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” Fl 2.3. Como eleitos santos e amados de Cristo e como tais, devemos acrescentar a outras qualidades a humildade, Cl 3.12.

Os soberbos estão fora do plano de Deus. Os humildes estão debaixo de Sua Graça, Pe 5.5.

Eu dependo da graça de Deus.



Ev. Enoque Nogueira

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.