PASSOS PARA UMA ORAÇÃO EFICAZ



PASSOS PARA UMA ORAÇÃO EFICAZ

INTRODUÇÃO

ORAR É SE ACHEGAR A DEUS E DIALOGAR COM ELE, CONTAR A ELE SEUS SONHOS, DESEJOS, EXPECTATIVAS, FRACASSOS. NO ENTANTO, DEVEMOS NOS APROXIMAR DELE COM CONFIANÇA DE QUE ELE É PODEROSO PARA OUVIR NOSSAS PETIÇÕES E REALIZAR EM NÓS A SUA VONTADE. ATRAVÉS DA ORAÇÃO TEMOS A CHANCE DE FALAR COM DEUS E RECEBER DELE,O QUE ELE TEM DE MELHOR PARA NÓS.

A Bíblia diz: "Orai sem cessar" (1Tessalonicenses 5.17)

ATRAVÉS DA ORAÇÃO UM MUNDO DE POSSIBILIDADES NOVAS NOS ALCANÇA, ELA É A CHAVE PARA ABRIR AS PORTAS QUE AINDA SE ENCONTRAM FECHADAS E É POR MEIO DELA,QUE RENOVAMOS A NOSSA MENTE E NOS COMUNICAMOS COM DEUS PARA ENTENDER QUAL É A SUA VONTADE PARA AS NOSSAS VIDAS.

A Bíblia diz: ''E não vos conformeis com este mundo, mas transformai o mundo pela renovação da vossa mente,para que possais entender qual é a boa,perfeita e agradável vontade de Deus'' (Romanos 12.2)

A ORAÇÃO É UMA VIA DE MÃO DUPLA,ONDE FALAMOS COM DEUS E ELE TAMBÉM FALA AO NOSSO CORAÇÃO,MAS ALÉM DE ORAR A DEUS, TAMBÉM DEVEMOS COLOCAR EM AÇÃO TUDO O QUE APRESENTAMOS A ELE. ORAR É FALAR COM DEUS E A AÇÃO É A PARTE PRATICA QUE NOS PERMITE MATERIALIZAR POR MEIO DA FÉ EM CRISTO,TODOS OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A NOSSA VIDA. A BÍBLIA NOS MOSTRA COMO A ORAÇÃO TEM O PODER DE MOVER O CORAÇÃO DE DEUS AO NOSSO FAVOR, DE TAL MODO QUE ELE NOS CONCEDE O DIREITO DE PEDIRMOS O QUE QUISERMOS, MAS PARA ISTO, DEVEMOS ESTAR EM COMUNHÃO COM O PAI, VIGILANTES PARA NÃO ENTRARMOS EM TENTAÇÃO.

A Bíblia diz: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem vós, pedireis o que quiserdes e, vós será concedido" 
(João 15.7)


A Bíblia diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26.41)


O QUE DEVEMOS FAZER PARA CONSEGUIRMOS UMA ORAÇÃO EFICAZ E AGRADÁVEL AOS OLHOS DE DEUS?

1-DISPOR DE TEMPO PARA ORAR: DEUS DEVE SER O FOCO PRINCIPAL DE NOSSA VIDA, ELE DEVE SER BUSCADO EM PRIMEIRO LUGAR E TODAS AS DEMAIS COISAS DEVEM FICAR EM SEGUNDO PLANO, PARA ISTO DEVEMOS TER DISCIPLINA ESPIRITUAL PARA ALCANÇARMOS UMA CONSTÂNCIA NAS ORAÇÕES.

A BÍBLIA DIZ: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas" (Mateus 6.33)

2-ENCONTRAR UM LUGAR TRANQUILO: ORAR AO PAI EM UM LUGAR SECRETO, PARA QUE ELE POSSA REVELAR A VONTADE DELE AO SEU CORAÇÃO, E PARA QUE ELE TE INSTRUA E TE RECOMPENSE PELOS SEUS ATOS PERANTE A ELE.

A Bíblia diz: "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas ; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa" (Mateus 6.5)

A Bíblia diz: "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6.6)

3-ESPECIFICAR (ANOTAR MOTIVOS DE ORAÇÕES): SEJA ESPECÍFICO AO FALAR COM DEUS SOBRE SUAS NECESSIDADES, MANTENHA COM ELE UM DIÁLOGO SINCERO E SEM RODEIOS,NÃO SE CALE, PEÇA E ACREDITE NA RESPOSTA.

A Bíblia diz: "Depois foram para Jericó, saindo ele de Jericó com seus discípulos e grande multidão, o cego Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho, mendigando. Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Jesus parou e disse: ‘Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo! Levanta-te! Ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que te faça? O cego lhe respondeu: Rabi, eu quero ver. Disse-lhe Jesus: Vai a tua fé te salvou. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia Jesus pelo caminho" (Marcos 10.46-52)


4-ORAR A DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO: A ORAÇÃO DEVE SER REALIZADA EM NOME DE JESUS PARA QUE A MESMA CHEGUE AO CONHECIMENTO DO PAI E SEJA RESPONDIDA POR ELE.


A Bíblia diz: "Se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele lhe concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa". (João 16.23b-24)


A Bíblia diz:"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6)


A Bíblia diz: "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (Timóteo 2.5)

5-DIVIDIR A ORAÇÃO EM ETAPAS: A BÍBLIA NOS MOSTRA UM MODELO DE ORAÇÃO E NOS ORIENTA POR MEIO DESTE, DE FORMA QUE A NOSSA ORAÇÃO SEJA DIVIDIDA EM ETAPAS PARA QUE ELA SE TORNE MAIS EFICAZ AO NOS ACHEGARMOS AO PAI E TAMBÉM NOS DIZ QUE O ESPÍRITO SANTO NOS ENSINA A ORAR COMO CONVÉM, INTERCEDENDO POR NÓS PERANTE AO PAI.

A BÍBLIA DIZ: "Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém"(MATEUS 6.9-13)

A Bíblia diz: "Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, mas livra-nos do mal" (LUCAS 11.2-4)


A Bíblia diz: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis" (Rm 8.26)

5.1-PEDIR PROTEÇÃO A DEUS: PEDIR COBERTURA E REVESTIR-SE DO SEU PODER PARA ENTRAR EM SUA PRESENÇA COM A MENTE CONECTADA NA DIMENSÃO DO ESPÍRITO, DE MANEIRA QUE SE POSSA ENTENDER A VONTADE DE DEUS, VESTIR AS ARMADURAS DE DEUS PARA RESISTIR AOS ATAQUES DO MALIGNO, ORANDO A TODO MOMENTO, COM SUPLICAS E PERSEVERANÇA POR TODOS OS SANTOS.


A Bíblia diz: "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder;Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.  Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer" (Efésios 6.10-20)

A Bíblia diz: "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém" 
(Mateus 6.11)


5.2-ARREPENDER-SE DOS PECADOS: TEMOS DE MUDAR NOSSA POSTURA E CONVERTER VERDADEIRAMENTE NOSSO CORAÇÃO AO SENHOR, DE MODO QUE POSSAMOS ENCONTRAR FORÇAS PARA NOS DESVIAR DO MAL E RESISTIR AO PECADO, NÃO DEIXANDO QUE O VELHO HOMEM VOLTE A REINAR EM NOSSAS VIDAS.

A Bíblia diz: "Portando assim diz o Senhor: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim" (Jeremias 15.19a)


A Bíblia diz: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:23)


5.3-CONFESSAR OS PECADOS: DEVEMOS NOS ACHEGAR DIANTE DE DEUS PARA CONFESSAR NOSSOS ERROS, RECONHECER QUE SOMOS PECADORES E QUE NECESSITAMOS DE SUA GRAÇA, MISERICÓRDIA E PERDÃO. É IMPORTANTE CONFESSARMOS NOSSOS PECADOS PARA RESTAURAR NOSSA COMUNHÃO COM DEUS, JÁ QUE O PECADO FAZ SEPARAÇÃO ENTRE DEUS E NÓS.

A Bíblia diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seu ouvido agravado para que não possa ouvir, Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça"
(Isaías 59.1-2)

A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça" (1 João.1-9)

5.31-PERDOAR AO PRÓXIMO: É IMPORTANTE TAMBÉM PERDOAR AO PRÓXIMO, ISTO É UM ATO DE AMOR E É CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL PARA RECEBER O PERDÃO DE DEUS E RESTAURAR NOSSA COMUNHÃO COM ELE.

A Bíblia diz: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensaS" (Mateus 6.14-15)

A Bíblia diz: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4.32)

5.4-ADORAR E LOUVAR A DEUS: RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS SOBRE NÓS , PROSTRANDO-SE A ELE E ENTREGANDO A DIREÇÃO DE NOSSAS VIDAS PARA QUE ELE CUMPRA O SEU QUERER E A SUA VONTADE EM NÓS (ADORAÇÃO), E EXALTA-LO  COM PALAVRAS, MÚSICAS E ATITUDES QUE GLORIFIQUEM O SEU NOME,QUE DEMONSTREM O TAMANHO DA SUA GRANDEZA PELO QUE ELE É E PELO O QUE TEM FEITO (LOUVOR).

A Bíblia diz: "E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou" (Êxodo 34.8)

A Bíblia diz: "Vinde, adoremos e prostremos-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou" (Salmos 95.6)

A Bíblia diz: "Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" (II Crônicas 7.3)

5.5-ESCUTAR A VOZ DE DEUS: MEDITAR EM SILÊNCIO E CONECTAR-SE NA DIMENSÃO ESPIRITUAL, DE MODO QUE SE POSSA OUVIR DEUS FALAR AO NOSSO ESPÍRITO.

5.6-ORAR COM FÉ: TER A CERTEZA DE QUE DEUS É CAPAZ DE PROMOVER E REALIZAR NO SEU TEMPO TUDO O QUE ELE PROMETEU, MESMO QUE AINDA NÃO  SE POSSA ENXERGAR COM OS NOSSOS OLHOS FÍSICOS E NATURAIS.

A Bíblia diz: "Ora, a fé é a certeza da coisas que se esperam e a convicção dos fatos que não se vêem" (Hebreus 11.1)

5.7-VISUALIZAR A ORAÇÃO COMO ALCANÇADA: TOMAR POSSE DAS  PROMESSAS E ENXERGAR A ORAÇÃO FEITA A DEUS COMO JÁ ALCANÇADA E REALIZADA.


A Bíblia diz: "Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Marcos 11.24)

5.8-AGRADECER: DEMONSTRAR A DEUS GRATIDÃO PELA SUA VIDA E POR TUDO O QUE ELE JÁ FEZ, ESTÁ FAZENDO E AINDA VAI FAZER.





Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.