Estudo Biblico - Ser segundo o coração de Deus? Como é isso?


Estudo Biblico - Ser segundo o coração de Deus? Como é isso?

Você já parou para se perguntar alguma vez, pra que você existe?

O que você é, o que está fazendo aqui, e pra onde você vai?
Estas são as perguntas mais feitas em toda a história da humanidade, e até hoje a ciência tenta decifrar este mistério...

Mistério pra quem não conhece a palavra de Deus, e não tem intimidade com Deus. E isto não é exclusividade só dos cientistas. Muitos cristãos não sabem o que são, pra que existem, e o que Deus quer dele. Em Efésios, temos um texto muito claro e profundo acerca de nossa existência leiamos Efésios 1.9 a 12:

9. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, 10. isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. 11. Nele fomos também escolhidos e, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, 12 a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.


Baseado nestes textos podemos afirmar, que o Senhor Deus não nos chamou para outra coisa senão para sermos segundo o seu coração, pois fomos chamados para o louvor de sua glória.

A questão é: O que é ser como o coração de Deus.

Quais são as características de uma pessoa segundo o coração de Deus.

Pessoas chamadas para serem segundo o coração de Deus.

Antes de entrarmos nos textos, precisamos definir o que realmente é ser segundo o coração de Deus.

Ser segundo o coração de Deus, nada mais é do que ser do jeito que Ele quer que sejamos. Proceder de uma forma tal, que tenhamos certeza que Ele nos acompanha naquilo fazemos.

Ser segundo o coração de Deus, exige um princípio fundamental, ser obediente, e seguir aquilo que sua Palavra determina.

Também precisamos observar que Deus não escolhe pessoas, como nós escolhemos. Os “padrões de qualidade” de Deus são diferentes dos nossos, como podemos observar em ! Samuel 16.6 e 7.:

6 Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: “Com certeza é este que o SENHOR quer ungir”.7 O SENHOR, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração”.

Deus não está interessado na sua aparência, na sua roupa ou no seu dinheiro, ele quer o seu coração, pois é ali que Jesus habita.

Vamos acompanhar algumas características de uma pessoa segundo o coração de Deus, baseado na vida de Davi.

1º- Davi era responsável. 1 Sam. 16.11.

Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”.

Enquanto todos estavam em casa, Davi estava trabalhando.
Enquanto havia trabalho Davi não parava.

Hoje vivemos com carência de pessoas responsáveis. Muitas desculpas e pretextos mas nada de alistamento para o Reino.
2º- Davi era sensível. 1 Sam. 16.18
Davi era valente
Davi tinha boa aparência
O Senhor estava com Davi.

3º- Davi era homem de palavra. 1 Sam. 20.42

E ele disse a Davi: “Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do SENHOR, quando dissemos: O SENHOR para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes”.

Davi havia feito um pacto com Jônatas

Em 2 sam. Cap. 9 do versículo 1 ao 8, nós confirmamos isto:

1 Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?”
2 Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou:

“Você é Ziba?” “Sou teu servo”, respondeu ele.
3 Perguntou-lhe Davi: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés”.
4 “Onde está ele?”, perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”.

5 Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar.
6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra.“Mefibosete?”, perguntou Davi. Ele respondeu: “Sim, sou teu servo”.
7 “Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa.”
8 Mefibosete prostrou-se e disse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?”

Para ser segundo o coração de Deus, é necessário cumprimos com aquilo que falamos, pois a palavra é o que o ser humano tem de mais precioso para deixar de herança.

4º- Davi tinha temor pelas coisas espirituais. 1 Sam. 26.9
Davi, contudo, disse a Abisai: “Não o mate! Quem pode levantar a mão contra o ungido do SENHOR e permanecer inocente?”.

Davi sabia discernir as coisas de Deus, mesmo quando tudo estava contrário. Contexto. 1 Sam 24.4 a 10. ler na Bíblia.

Temos nós sabido reconhecer as coisas que Deus estabelece?
Temos tido o senso de humildade e submissão às autoridades instituídas por Deus?

Ai das pessoas que não consideram este fato: Ai daquele que tocar em um ungido do Senhor!

Ai dos pastores que agem de má fé e com coração doloso, hão de prestar sérias contas diante de Deus!!!!

5º- Davi entendia o valor do ofertar. 2 Sam. 24.18 a 25.

18 Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: “Vá e edifique um altar ao SENHOR na eira de Araúna, o jebuseu”.
19 Davi foi para lá, em obediência à ordem que Gade tinha dado em nome do SENHOR.
20 Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra,
21 e disse: “Por que o meu senhor e rei veio ao seu servo?Respondeu Davi: “Para comprar sua eira e edificar nela um altar ao SENHOR, para que cesse a praga no meio do povo”.
22 Araúna disse a Davi: “O meu senhor e rei pode ficar com o que desejar e oferecê-lo em sacrifício”. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha”.
23 Ó rei, eu dou tudo isso a ti”. E acrescentou: “Que o SENHOR, o teu Deus, aceite a tua oferta”.
24 Mas o rei respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao SENHOR, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada”, e comprou a eira e os bois por cinqüenta peças de prata.
25 Davi edificou ali um altar ao SENHOR e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o SENHOR aceitou as súplicas em favor da terra e terminou a praga que destruía Israel.

Davi nos ensina neste texto, que o sacrificar ao Senhor, exige de nós o nosso melhor. Deve custar alguma coisa nossa oferta, que vai muito além do dízimo, e de alguns minutos de cultos semanais.

Deus tem aceitado o nosso sacrifício?

6º- Davi tinha a humildade de se arrepender. 2 Sam. 12. 1 a 13.
Ler na Bíblia.
Quando confrontado com o seu pecado, Davi não argumentou, não arrumou desculpas, pois como rei, poderia arrumar qualquer desculpa.

Você tem se arrependido de seus pecados ou já se acostumou com eles?

Conclusão

Temos pelos menos pensado em querermos ser segundo o coração de Deus? Ou pensamos em agradar as pessoas, e por isso não adoramos a Deus com liberdade. É isso que Deus quer para cada um de nós: Que sejamos segundo o seu coração.

Busque de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, o querer ser segundo o coração de Deus, e creia, isto é possível. Não esqueçamos destas características que tem uma pessoa segundo o coração de Deus: Ser responsável, ser sensível, ter palavra, ter temor e desejo pelas coisas espirituais, entender o valor do ofertar, e ter humildade para se arrepender.

Você quer começar uma vida diferente com o Senhor Jesus? Hoje é o dia da sua mudança de vida, seja corajoso e arrisque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.