A CONVERSÃO DO ENDEMONINHADO GADARENO


A CONVERSÃO DO ENDEMONINHADO GADARENO
Marcos 5:1-20

1 Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos.
2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo,
3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo;
4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. (demonstração aqui do poder de uma legião de demônios, que fica com uma força física sobre-humana)
5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. (Espírito de morte e de auto-mutilação)
6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, (Todo joelho se dobra e toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor – Fp. 2:10-11)
7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!
8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país. (aqui existem várias traduções: país RA, território TB, província RC, região NTLH. Demonstra que esta legião era um espírito regional, ou seja, uma casta demoníaca que atuava exclusivamente naquela região da Decápolis, possivelmente em Gerasa, Gadara e Gergesa).
11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.
12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. (Prova de que animais podem ser possessos por demônios)
13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
14 Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera.
15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. (Primeiro os homens temiam a ele quando estava endemoninhado... agora, salvo, liberto e curado, os homens temiam porque havia virado cristão).
16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos.
17 E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles. (O povo gostava do endemoninhado. Não reclamavam dele... preferiam ele daquele jeito. Muitos preferem ver os filhos nos bailes, nas brigas do que na igreja)
18 Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. (O gadareno queria fugir da pressão familiar. Muitas pessoas pegavam no seu pé por ter virado crente.)
19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. (Mas Jesus lhe ordenou que voltasse e ficasse com a sua família, TESTEMUNHANDO, falando do que Deus o havia feito)
20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam. (O gadareno assumiu a sua posição de cristão e passou a ser um evangelista no Reino, falando do que Jesus havia feito na sua vida. Somos libertos e não temos coragem de falar do que Deus fez)

GADARENO
Natural de Gadara, uma das cidades da DECÁPOLIS, onde Jesus curou dois endemoninhados {#/ RA Mt 8.28}. Nesse incidente aparecem outros nomes: "gergesenos" {#/ RC Mt 8.28} e "gerasenos" {#/ RA Mc 5.1; Lc 8.26}. Essas três palavras se referem ao local onde o milagre se realizou. Provavelmente Gergesa era o nome de uma vila; Gadara era a cidade mais próxima; e Gerasa era a cidade mais importante da região.

Esta importante passagem nos mostra um homem que andava nú, pelos sepulcros, no meio dos mortos. Existe aqui uma grande co-relação com a história de Adão. Adão também andava nú, no meio do jardim, sem temer estar nú. A diferença entre um e outro é que Deus estava com Adão e o gadareno não tinha Deus em sua vida.
Quando Adão pecou, seus olhos se abrirão para a sua nudez e ele teve vergonha. Quando o gadareno estava em pecado, seus olhos estavam cegos para a sua nudez e ele não tinha vergonha. Mas Jesus o libertou e ele pôde ver o estado pecaminoso em que vivia, e decidiu deixar de viver entre os mortos e resolveu voltar à sua família.

Quando estamos longe de Deus, não temos noção das coisas erradas. Hoje achamos um absurdo beber, porque o Espírito Santo nos mostra tal coisa. Mas quando, por ventura, a pessoa se desvia, bebe sem perceber que a meses atrás achava isso errado. É a cegueira em que o gadareno estava. Certamente ele achava vexatório ficar andando pelado pelo cemitério, mas tamanho era o estado de entrega às coisas do diabo que o inimigo o cegou completamente!

Ele passou a andar entre os mortos. Esta é uma realidade: quando andamos com pessoas mortas, frias, não-espirituais e ímpias, nossa tendência é esfriar e morrer. O gadareno, além de andar nú, se feria com pedras, tentava se matar! A pessoa que anda em meio aos mortos, fica se ferindo sem saber.

MATEUS 21: 42;44
42 Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?
44 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

Quando o Gadareno estava ferindo-se com pedras, estava simbolizando para nós hoje que AS PESSOAS DISTANTES DE DEUS FICAM SE FERINDO, com a Pedra Angular, que é Jesus. “Todo o que cair sobre esta PEDRA ficará em pedaços!”. Muitos pensam que podem fazer o que bem entenderem e nada lhe sobrevirá de mal. A Bíblia é clara quanto à isso, em João 3:36:
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.
E Hebreus 10:31:
“Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

LIÇÕES QUE TIRAMOS DESTA PASSAGEM

1º - O diabo cega nossos olhos para que não vejamos o pecado.
2º - Quando nos afastamos das coisas de Deus, esfriamos e passamos a andar entre os mortos (espirituais).
3º - Todo aquele que REJEITA a Jesus será despedaçado, castigado e destruído por Deus.
4º - Os que vem até Jesus são LIBERTOS, curados, restaurados e transformados pelo Senhor.
5º - Nossa missão como servos de Jesus: Voltar aos nossos e falar das maravilhas que o Senhor operou em nossas vidas!

FAÇA UMA REUNIÃO COM SEUS AMIGOS, VISINHOS E PARENTES E LHES CONTE AS MARAVILHAS QUE O SENHOR FEZ EM SUA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.