O Que Cristo fez por nós.


"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a Glória do Unigênito do Pai, cheio de Graça e de Verdade."  (Jo 1 : 14)

Vemos as Escrituras mostrando que Deus se fez homem e habitou em meio Suas criaturas.

" Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Fil 2 : 6,8)

Deus simplesmente não só desceu ao mundo como também deixou Sua Glória (visto que Ele é digno e somente Ele da Glória).
Deixou de ser manifestado na Forma de Deus (e receber do que é digno, toda a Honra, Glória e Louvor) para ser semelhante aos homens, sendo semelhante a nós, Ele ainda fez mais, humilhou-se a Si mesmo (recebeu de nós o desprezo, o cuspido, as bofetadas, os açoites, os pregos e a coroa de espinho).
E Ele não parou por aí, Ele foi obediente ao Pai que O mandou para uma Missão, morrer na cruz. Cristo quis morrer da forma mais humilhante da época, pregado no madeiro colocado no meio de outras duas cruzes, sendo assim mais humilhante.

Tudo isto Deus fez por nós "Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis."  (II Cor 8 : 9), nos deu a vida pela Sua morte "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão." (Heb 2 : 14,15).
Nós que somos injustos "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer."  (Rom 3 : 10) e filhos da desobediência "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."(Efé 2 : 2) Pela Sua obediência nos fez justos diante do Pai "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos."  (Rom 5 : 19)
Mesmo nós em que outrora tínhamos por vontade estar longe dEle e nos desejos de nossa carne "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."  (Efé 2 : 3), a vontade dEle foi nos dar a salvação  "O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,"  (Gálatas 1 : 4).
Nós que tínhamos nenhuma utilidade para Ele "Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. ...."  (Rom 3 : 12) tendo por destino (morada) a “lixeira”, inferno! "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."  (Mat 25 : 30), mesmo assim Ele quis abaixar imensamente Sua posição para nos resgatar “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), (Efé 2 : 4,5) e nos transportar para outra Morada “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” (Efé 2 : 6) e nos dar todas as bênçãos “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;  (Efé 1 : 3).
Ah meus queridos irmãos, tudo isto e muito mais o nosso Senhor fez por nós. Deus morreu por nós miseráveis pecadores imundos, dignos de inferno! Indignos de chegar em Sua presença e contemplar Sua Face ( Rosto como o sol [Apo 1 : 16]), tendo somente de estar diante dEle, que estará assentado no Seu Trono branco, para recebermos do que somos merecedores, lago de fogo!, que para lá somos dignos de sermos batizados pelo fogo que nunca se apaga.
Sem merecermos, O Senhor nos proporcionou um previlégio imensamente enorme, de termos agora ousadia de entrar no Santo dos santos e chegar diante O Deus Onipotente "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,"  (Heb 10 : 19) “Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.(Efé 3 : 11,12). E poder contemplar Sua Tão Grandiosa Pessoa, e oferecer-Lhe real adoração em Espirito e em Verdade com um coração grato, humilde e de sincero amor.
Deus não se agrada em mandar o pecador ao inferno "Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. .."  (Eze 33 : 11), mas é necessário, visto que a Sua Justiça e Santidade assim age sem em nada falhar.
Mas Deus quis mostrar para conosco que a Sua misericórdia também é enorme e em nada falha "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia."  (Rom 11 : 32).
Deus também quis demonstrar o Seu infindo Amor para conosco "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...."  (Jo 3 : 16).
Ah, não merecemos, a única coisa que merecemos é recebermos dEle a Sua Ira e Justiça sobre nosso pecados.
Tão quão grande Obra o Senhor fez por nós, criaturas do pó "Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó."  (Sal 103 : 14).

O Senhor Jesus fez por nós:
> Aniquilou-se de si, renunciando-Se; “Mas esvaziou-se a si mesmo.....”; (Fil 2 : 7)
> Se fez servo: “...tomando a forma de servo...” (Fil 2 : 7)
> Deixou Sua vontade para fazer a vontade dAquele que O enviou; "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."  (Jo 6 : 38)
> Quis e obedeceu a ordem recebida; “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;”  (Heb 5 : 8,9)
> Ofereceu uma oferta pelo Seu sacrifício por nós; "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."  (Efés 5 : 2)
> Peregrinou aqui com um único intuito, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."  (Lucas 19 : 10) "Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."  (Jo 4 : 34)

Vemos o que o Senhor dos céus e da terra, O Todo-Poderoso, Deus vivo e verdadeiro fez por nós, criaturas imundas.
Palavra diz para sermos, agirmos, pensarmos conforme Cristo "Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas."  (I Ped 2 : 21).

O que estou fazendo pelo meu Senhor por gratidão e por obediência? Será que estou:
> Aniquilando-me a mim mesmo?: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."  (Gál 2 : 20)
> Estou sendo servo dEle ou do mundo ou de mim mesmo?: "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?"  (Rom 6 : 16)
> Estou me renunciando?: "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me."  (Mar 8 : 34)
> Estou fazendo qual vontade, a do Pai ou a minha?; "Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe."  (Mar 3 : 35)
> Estou O obedecendo?: "Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;"  (Rom 16 : 26)
> Estou oferecendo ofertas e sacrifícios à Ele?: "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."  (Rom12 : 1)
> Estou peregrinado aqui para fazer o que me foi ordenado?: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."  (At 1 : 8) "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."  (Marcos 16 : 15)
Será que tudo o que faço, penso e quero, estou fazendo para a honra e Glória dAquele que Se deu a Si mesmo por mim?

Miserável homem que sou!
Muito tem a me ensinar e praticar o que Paulo diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."  (Gálatas 2 : 20)

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.