A ORAÇÃO DE JABEZ 1 Crônicas 4.9,10

A ORAÇÃO DE JABEZ
1 Crônicas 4.9,10

Introdução
Você já conseguiu localizar um texto muito difícil da Bíblia em menos de 1 quem conseguiu, fica em pé! ...eu penso que vocês mereceram um registro no abraço) ...agora, quem não conseguiu, ganha só um aperto de mão, e diga assim prá pessoa ao seu lado: “Da próxima vez, conseguiremos”.Ler o texto: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. 10 Jabez alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.Eu tenho um tema para a mensagem que Deus me confiou para entregar: “Como viver acima da média”.Penso nas pessoas que vivem 10, 20, 30% do que poderiam estar vivendo...

Esse livro de Crônicas parece, no seu começo, com uma lista telefônica – do cap 1 ao 9, são mais de 600 nomes. Tem: Adão, Noé, Társis, Ismael, Elda... mas tem também Arfaxade, Aná, Jaacã, Jotão... Você vai se surpreender com esses nomes...São mais de 600 nomes, e só o de Jabez recebe destaque (está no v. 9,10).
Isso é reconhecimento – todas as pessoas gostam de ser reconhecidas, faz bem e é necessário. [pergunte aí do lado: você gosta de um elogio, irmãozinho?]Neste texto, então, você descobre a vida de um homem de nome Jabez, que recebeu destaque no meio de 600 nomes!
O que ele fez de tão notável? ...vamos analisar três segredos na vida deste homem.
 
[Para começar, quero dizer prá você:]
 
COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER
Algumas pessoas não tem sonhos, não tem ambição... (o muro da casa casa própria; anda de bicicleta e não sonha com um automóvel... olha: eu ando irmão, eu capricho. Dizem que a única coisa que a gente não precisa pagar é para sonhar – e você acha que vou sonhar com um “carango da marca qualquer coisa serve”? ...é ruim!).
Pessoas sem sonho, sem qualquer ambição na vida, são igualzinhas àquela do comercial da televisão. Você já viu? ...vai à padaria fazer compras, o vendedor pergunta: - “Que deseja?” e a pessoa diz: “Tem Qualquer Coisa Serve? ...me dá um quilo! Ah! Aquele leite ali é tudo igual? – É sim, senhora! ....ô Zé, traz o Leite Tudo Igual prá essa senhora”...Não ter sonhos é apenas existir, sem nada esperar... é uma vida chata.

Talvez você ache que ter ambição é errado, pecado... Mas por que não podemos ter grandes sonhos? Ora, podemos direcionar esse sentimento e atitudes pelas coisas certas e boas:
Quando Abrãao pediu a Deus que lhe desse um filho, certa noite Deus falou prá ele: “Saia para fora, conte o número de estrelas”. Ele começou a contar (dizem que podemos ver a olho nu 6.000 estrelas). Podemos imaginar Abraão contando até perder a conta e dizer: “Pai, não consigo contar todas elas”. Então disse o Pai: “Teus filhos serão tão numerosos como as estrelas”. Abraão ficou mudo de emoção. [no plano de Deus ele seria pai de uma raça inteira] Lágrimas desceram. Olhando para as estrelas a única coisa que podia ver eram os rostos de seus filhos... Deus lhe havia dado um sonho!!  No caso de Jabez, sua ambição era pela bênção de Deus; ele queria o melhor!!

Muitas pessoas erram quando dizem: “Senhor, abençoe o que eu estou fazendo”. O correto seria dizer: “Senhor, eu quero estar naquilo que o Senhor está abençoando”.
Amado, quando você começa a ter uma ambição pelas coisas certas, que Deus aprova, você sai do ordinário e entra para o campo do extra-ordinário... você PRECISA TER UM SONHO! DEUS TE FEZ PARA CRESCER!
Tudo que é saudável cresce: Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, pessoas crescem! Você pode crescer em relacionamento, financeiramente, profissionalmente, ministerialmente (se já é um crente)... Deus espera que você cresça, pois Ele te fez para crescer!

Mas há três grandes erros que nos impedem de ter uma grande ambição como a que Jabez possuía:

Confundir humildade com medo: “Oh! Eu nunca vou conseguir fazer isso...” Amado, se é o que Deus está querendo, você vai conseguir! – Deus ama você e quer seu crescimento – esse amor lança fora o medo! Aproveite e comece a sonhar!

Confundir satisfação com preguiça. É verdade que está na Bíblia o que Paulo disse: “Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4.11). Ele não está dizendo para você não ter alvos, sonhos... Está dizendo: “Estou feliz hoje, ainda que meus alvos não foram alcançados, eu aprendi a tirar o melhor desse momento”. – Se a satisfação for desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade.

Confundir pensar pequeno com espiritualidade. Há pessoas que esperam tão pouco de Deus e fazem tão pouco prá Deus, que se justificam dizendo: “Eu sirvo a Deus do meu jeitinho”. Por que você não O serve de uma maneira melhor? Existem mais coisas que você pode fazer por Ele!Isaías 54:2: “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”. O sonho de Jabez era ser abençoado, era ter alagardas as suas fronteiras, este era seu primeiro segredo: ELE TINHA UM SONHO e Deus lhe concedeu o que tinha pedido.
Amado: Comece a sonhar, pois Deus te fez para crescer também! Amém?!
 
[também o que quero lhe dizer esta noite é:]
COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER
Deus não criou ninguém para o fracasso. Se consultar os fatos da criação, lerá: “Formou Deus o homem à sua imagem e semelhança” – isto já é um traço marcante. Depois disse: “Crescei... frutificai-vos...”  Deus te chama para vencer diferentes estações e frutificar!
É de impressionar a relva verde cobrindo os morros agora. Até uns poucos dias atrás, víamos torrões de terra seca; porém, o capim, o mato verde está de volta. A Prefeitura replantou todos eles? ...não! – eles venceram o sol, venceram a terra seca, receberam chuva e estão verdes novamente!
Amado, está ilustrado na natureza o que Deus lhe deseja: Se você está sofrendo o calor das provações, a seca cruel da alegria de viver, da esperança de ter... comece a crer, pois Deus te dará vitória.
A verdade é que Deus dotou você com o potencial de um vencedor. Veja alguns fatos acerca de Jabez:
Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabez.
Não fala dele ser rico ou com ótima escolaridade – ele era uma pessoa comum que apenas usou sua fé!Quando você tem fé, não se preocupe com o que você não tem!
A fé de Jabez o levou a alcançar seus sonhos – a fé é muito mais importante que habilidade ou formação escolar.
Certa vez três amigos encontraram-se após muitos anos de separação. Contando suas experiências, um deles disse: "Sou um homem muito infeliz. Perdi todo o dinheiro que possuía. Não tenho mais nada". O outro disse: "É difícil a sua situação, mas não é tão triste como a minha. Perdi minha querida esposa e meus dois filhos. Oh! Se pudesse dar tudo o que você perdeu para tornar a vê-los!" O terceiro amigo disse: "A infelicidade de vocês é pequena comparada com a minha. Um de vocês perdeu o dinheiro, que pode ser recobrado. O outro perdeu os queridos, porém, espera encontrá-los no céu. Mas eu perdi o que de mais precioso existe: eu perdi a fé".

Jabez tinha alguma marca em sua vida. JABEZ significa “doloroso”. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de “o doloroso” (talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado... – e quantos de vocês não foram assim também? Frustrados no trabalho, problemas no casamento, rejeição na infância...
Jabez tinha um nome
Mas apesar de sua experiência dolorosa de vida, este homem começou a crer em grandes coisas para o futuro – ESTE ERA O SEU SEGUNDO SEGREDO – a fé de Jabez lhe dizia: “Você não é um estorvo; você não é um trapo – você é uma criatura de Deus chamada para vencer!!  Amado: qual é a sua marca na vida? É algo físico? ...espiritual? ...frustração no trabalho? ...problemas no casamento? ...rejeição na infância? Tome posse de uma grande fé! Com fé em Deus você vencerá na vida pois Deus te chama para vencer!

[e agora, ouça também isto:]
COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA SER UM CONQUISTADOR
Nossas orações a Deus devem ser genuínas e transparentes – e esse era o terceiro segredo da vida de Jabez.Foi a oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, a ter seu exemplo registrado na Bíblia, a ser destacado no meio de 600 nomes, e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois!
Talvez você tem receio de pedir alguma coisa em oração, mas se o que deseja agrada a Deus, peça!
Jabez pediu pelo poder de Deus em sua vida – esta ambição é boa [você talvez nunca resolveu alguns problemas crônicos em sua vida, como a falta de realização emocional, ou seu casamento... porque você nunca pediu sincera e abertamente isto!A vantagem da oração particular é que podemos falar com Deus naturalmente, abrindo nosso coração [como uma garotinha, que estando muito gripada, com febre e tossindo muito, uma tosse incômoda, na hora de dormir fez a sua oração ao Senhor: “Papai do céu, abençoa mamãe, papai, minha irmãzinha e eu também, que estou com uma tosse medonha” – nisso, a menina tossiu fortemente, interrompendo a oração, mas que continuou na maior inocência, dizendo: “tá vendo só, Papai do Céu”?].Jabez em sua oração pediu a Deus: “seja comigo a Tua mão”. – Ele queria a presença de Deus com Ele! (aí está uma oração que Deus gosta de responder)!"A maravilha de Deus é que Ele ouve as orações de cada um de nós como se fôssemos a única pessoa do mundo!" William Barclay.

Jabez ainda orava dizendo: “Me preserves do mal, de modo que eu seja livre da aflição” – ele não soube disso, mas fez exatamente o que Jesus ensinaria na Oração Pai Nosso: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.A tentação vem sobre as pessoas que estão fazendo coisas significantes – quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado – mas Deus quer que você dependa dEle para te livrar do Maligno! É especialidade de Deus livrar e salvar. Amém? 

CONCLUSÃO
Você quer viver acima da média? ...como pessoa que cresce, que é vitoriosa e

Há três princípios para você usar a fim de alcançar essa vida:
Primeiro, você precisa começar a sonhar os sonhos de Deus!
Segundo, você precisa começar a crer, precisa confiar em Deus.
Terceiro, você precisa começar a fazer oração genuína e transparente a Deus – como alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida. 
Então, VOCÊ QUER VIVER ACIMA DA MÉDIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.