A DELICADEZA OU BENIGNIDADE Gálatas 5.22

A DELICADEZA OU BENIGNIDADE
Gálatas 5.22

INTRODUÇÃO
Em nossa série de mensagens neste texto de Gl 5.22, já estudamos o amor, a alegria, a paz e a paciência = Fruto do Espírito. (Agora chegamos ao estudo da delicadeza ou benignidade.
Atente para Cl 3.12: "Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência".
A Bíblia diz "vestir" – Deus está dizendo é: quando acordar pela manhã, é necessário vestir-se espiritual e emocionalmente também (quando, pela manhã, você decide o que vestir, deve também se perguntar: "Que tipo de atitude vou escolher hoje? – a Bíblia diz que a delicadeza é uma escolha, você pode escolher vestir todos os dias!"Que é BENIGNIDADE ou DELICADEZA? – amor em ação, algo que se faz.
Por que devemos ser gentis, usar de delicadeza? ...afinal, pode ser arriscado: poderão se aproveitar de você.

Por que devemos ser gentis? Por dois motivos:

1) Porque Deus é gentil conosco. Ef 2.8 na Bíblia Viva, diz: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus". – Um poeta norte-americano disse que o coração gentil é o que mais se parece com Deus (devemos ser gentis, porque Deus o é conosco)!

2) O outro motivo por que devemos ser gentis é o fato de querermos que as pessoas sejam gentis conosco (Jesus disse em Mt 7.12: "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês...").

Se você for grosso com as pessoas, elas serão com você; mas se for gentil, elas vão querer ser com você. (Pv 11.17: "Quem age com bondade faz bem a si mesmo, mas quem pratica a maldade acaba se prejudicando").
Quando você está sendo gentil com alguém, na verdade, está prestando um favor a você mesmo.

Como podemos nos tornar mais gentis? ...vou mostrar algumas características de uma pessoa gentil:

Primeiro, o gentil é sensível aos outros, suas necessidades.
Fp 2.4: "ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros" – a delicadeza começa a sensibilidade, atenção às necessidades, sofrimentos dos outros.Na vida em casa, a raiz de muitos problemas é a insensibilidade – (todas as pessoas que você encontrar esta semana precisam de gentileza porque todas estão sofrendo...). Com quem você precisa ser gentil esta semana?

Uma segunda característica das pessoas gentis é o apoio – me refiro em edificar as pessoas em vez de acabar com elas.
Vigie o que você diz às pessoas. Dê apoio com suas palavras – fale com delicadeza (Pv 15.4 diz: "As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente".Você gosta de ficar arrasado? ...ninguém gosta. Alguém pode até dar uma de durão e dizer: "As pedras que me atiram podem me quebrar os ossos, mas as palavras feias jamais me ferirão". ...conversa fiada – palavras machucam (você pode destruir uma pessoa com o que lhe diz)!Portanto, dê apoio, dê uma força a todos com quem você se encontrar. Encoraje!

Até que ponto você dá apoio aos outros com suas palavras? Você encoraja ou desanima? Edifica ou derruba? (Um teste: se Deus lhe desse um real por cada palavra gentil que dissesse e tirasse outro real por palavra indelicada, você ficaria rico ou pobre?).
...aprenda a ser sensível. Dê apoio!

Uma terceira característica de uma pessoa gentil é a capacidade de sentir o que os outros sentem.
As pessoas apreciam quando você sente e sofre com elas. Muitas vezes, quando alguém está sofrendo, outras pessoas dizem: "Sinto-me tão mal; não sei o que dizer em momentos assim". Não é preciso dizer nada. Ser solidário, estar perto, um toque no ombro, uma lágrima, um aperto de mão... é tudo de que a pessoa que está sofrendo precisa.
Me lembro de uma irmãzinha lá em Ribeirão-Preto, que havia perdido o filho num acidente de moto. Durante o velório, eu não achava palavras para confortá-la. Então, simplesmente, resolvi estar perto: me sentei ao lado daquela irmã; quando ela se levantava eu me levantava ao seu lado; na caminhada durante o cortejo, me pus a caminhar ao seu lado; no retorno do sepultamento para casa, retornei ao seu lado... e passados alguns dias a ouvi dizer: "o pastor me ajudou muito, muito mesmo".
Rm 12.15 diz: "Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram". Eu apenas havia sido gentil...
O mundo inteiro pode criticar a política do presidente dos Estados Unidos, mas aquele homem sabe expressar emoções sinceras. Quando as torres gêmeas caíram, ele recebeu as famílias das vítimas com um abraço, um aperto de mão e lágrimas nos olhos.

Líderes fortes não têm medo de expressar sentimentos gentis – o fato é que delicadeza é uma marca de liderança.Quantos pais estão sendo gentis com esposa e filhos? ...há quanto tempo você não ajuda a arrumar a cozinha... lavar o quintal, a calçada em frente de casa? (eu tenho que aprender a fazer estas coisas espontaneamente; porque só faço a pedido) Mas, quantos que dizem: "Ah! Eu sou o chefe lá em casa, o líder, e não faço esse tipo de coisas?" – a Bíblia diz que a gentileza é uma marca do líder.Precisamos ser pessoas gentis!
Quando seu filho adolescente chega em casa com o coração partido, você diz "Isso passa!" ou se comove com ele?

O aparecimento de uma espinha no rosto, para um adolescente, é como se fosse uma crise nacional, mas quantos pais comentam: "Isso não é nada!"? Não é nada para você... Oh! Seja solidário!

Às vezes ocorre do filho chegar em casa, cheio de prosa, vibrando por ter conseguido a figurinha que faltava encher a página do álbum da Copa do Mundo, e você como irmão mais velho, talvez como mãe ou o pai... não demonstra nem um pouco de entusiasmo...
Às vezes, ainda sucede de encontrarmos alguém que, visivelmente, não está passando muito bem... está com o dente doendo, gerando mal-estar terrível – e nós brincamos levando tudo na brincadeira, dizendo: "Deixa de frescura..."!Há pessoas que precisam da explosão de uma bomba em baixo delas para ficar empolgadas com alguma coisa e começar a ser gentis. Novamente lembro que a Bíblia diz: alegre-se com os que estão alegres e chore com os que choram.

O maior exemplo de pessoa solidária é Jesus: Lemos que Jesus chorou na sepultura de Lázaro. Com freqüência lemos nos Evangelhos que Jesus "foi comovido".
Você será parecido com Jesus se quiser ser gentil!
Uma pessoa gentil também é sincera.
Às vezes, a coisa mais gentil que você pode fazer é ser franco, sincero, dizer a um amigo em que exatamente está errado (Pv 27.6 diz: "O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere".
Um verdadeiro amigo será franco, olhará para você e dirá: "Está errado" ou, "Você precisa emagrecer", ou "Você cometeu o maior erro de sua vida". Um verdadeiro amigo vai lhe dizer esse tipo de coisas.

Imagine que um médico o examina e depois diz: "Você precisa de uma cirurgia" ou "Não se preocupe com isso". Qual é a declaração mais gentil? Se precisa de cirurgia, o melhor que o médico lhe diga é que precisa dela.
Portanto, ser gentil significa também ser sincero.

Finalmente, se quiser ser gentil, aprenda a ser espontâneo. Não espere para demonstrar gentileza – seja espontâneo!
Leia Gl 6.10: "Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos". Observe a frase: "sempre que pudermos". Quando devemos ser gentis? Sempre que tivermos oportunidade.
Você já pensou: Essa pessoa foi legal comigo. Deveria lhe escrever um cartãozinho de agradecimento. Ou talvez você tenha pensado: Preciso fazer esse telefonema, ou preciso mandar um presentinho? Então você adia a gentileza e continua adiando, até que se sente envergonhado por não ter feito o que devia.
Existe uma expressão de Martin Luther King que diz assim: "Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas de maneira certa. Amanhã será tarde".A oportunidade talvez não dure até que você "se resolva". A Bíblia diz que, quando tiver oportunidade de ser gentil, seja espontâneo. Aproveite a oportunidade!

O exemplo clássico da gentileza em pessoa nas Escrituras é a do Bom Samaritano. Lembra-se da história? Um homem foi ferido, espancado por salteadores e largado nu e desacordado ao lado da estrada. Passou um sacerdote, olhou e disse: "Ah! Não posso fazer nada para ele". Outro passou de largo...

Então passou um samaritano – esse cuidou do ferimento, levou-o à hospedaria, deixou o seu cartão de crédito, dizendo: "Cuide dele e ponha tudo na minha conta. Passo por aqui na volta".A gentileza teve um preço, mas o samaritano não pensou duas vezes. Foi espontâneo.
Jesus contou essa história para nos lembrar de todas as pessoas à nossa volta que estão sofrendo.

A pergunta que devo me fazer é: Qual a minha desculpa para não ajudar os outros? Por que não sou uma pessoa gentil?

Conclusão
Como, especificamente, você poderia ser mais gentil esta semana?
A gentileza começa com sensibilidade. Portanto, esteja atento. Abra os olhos e olhe em volta.
Praticar a GENTILEZA é como banho diário, tem que ser todo dia.
Talvez você encontre pessoas indelicadas... estas são as que mais precisam de delicadeza. E precisam em altas doses!

Vou sugerir um projeto para você fazer esta semana: Faça uma lista de sete pessoas a quem você pode demonstrar gentileza (na frente de cada nome, escreva como você poderia demonstrar gentileza a cada uma delas esta semana).

Você vai se surpreender com o resultado!!!
Deus tem sido gentil com você. Se quer que os outros o sejam com você, seja gentil para com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.