A SENSAÇÃO DE VAZIO NO CORAÇÃO EM VIDAS VAZIAS, SOLITÁRIAS E TRISTES

 A grande maioria das pessoas, apesar das riquezas materiais, da luxúria, dos prazeres, das diversões, das regalias, das mordomias, dos compromissos, dos lazeres, dos banquetes, das festas, dos prazeres, dos amigos, dos conhecidos, das bajulações, do respeito, dos poderes, da influência, do esplendor, da autoridade, dos conhecimentos, dos empregados, dos estudos, das experiências, da vivência, ... que possuem não são felizes e sentem um vazio em seus corações, sentem que suas vidas são vazias, que apesar de terem, praticamente, tudo que o mundo possui ou ofereça e tudo o que o dinheiro pode comprar, ainda assim, sempre lhes falta alguma coisa que eles vêem, normalmente, nas pessoas simples, humildes e pobres.
Todo ser humano já nasce com sua alma sedenta/carente de Deus em razão de nossos próprios pecados e dos pecados de nossos pais, antepassados, ancestrais, ascendentes ..., começando por Eva e Adão com a queda/pecado original (incredulidade e rebeldia à Palavra de Deus com a aceitação e obediência às palavras de Satanás), causar afastamento, distanciamento, falta de intimidade ... com Deus.

Romanos 5:12 – “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Lamentações 5:7 – “Nossos pais pecaram, e já não existem; e nós levamos as suas maldades.”

Êxodo 34:7 – “Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.”

Daniel 9:4-6,16 – “E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;
Pecamos, e cometemos iniqüidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;
E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra.
(...)
Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte; porque por causa dos nossos pecados, e por causa das iniqüidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós.”

Levítico 26:39-40 – “E aqueles que entre vós ficarem se consumirão pela sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniqüidade de seus pais com eles se consumirão.
Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; como também eles andaram contrariamente para comigo.”

Números 14:18 – “O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.”

Deuteronômio 5:9 – “Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”

Neemias 9:2 – “E a descendência de Israel se apartou de todos os estrangeiros, e puseram-se em pé, e fizeram confissão pelos seus pecados e pelas iniqüidades de seus pais.”
Salmos 51:5 – “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”

Toda vez que pecamos (duvidamos, desacreditamos, questionamos, criticamos ... a Palavra de Deus; damos ouvidos, atenção, credibilidade, razão ... as palavras dos demônios; fazemos algo contrário às ordens/Palavra de Deus; fazemos algo desagradável à Deus; etc.), nos afastamos de Deus. Não é Deus que se afasta ou se esquece de nós; são os nossos pecados que nos afastam de Deus.

Gênesis 3:8 – “E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.”

Isaias 29:13 – “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;”

Jeremias 2:5 – “Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?”

Jeremias 5: 25 -  “As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem.”

Isaias 59:1-3 – “EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.”

II Crônicas 29:6 – “Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do SENHOR, e lhe deram as costas.”

Mateus 23:37 – “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”

João 8:34 – “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.”

II Crônicas 7:14 – “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

O Alimento de nossa alma é a comunhão, a intimidade, harmonia, sintonia, com Deus e Sua Palavra. Assim quanto mais deixamos de alimentar nossa alma, mais ela enfraquece, atrofia, esmorece e passamos a sentir, cada vez mais, aquela sensação de vazio/vácuo no coração.

Salmos 42:1-2 -  “ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

Salmos 63:1 – “Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;”

Salmos 143:6 – “Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta.”

Salmos 42 – “ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.”

Salmos 84 – “QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.
Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.
SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.)
Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.”

João 4:10-14 – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

João 6:35 – “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”

Isaías 55:1-3 – “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.”

Salmos 107:8-15 – “Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta. Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro; Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo. Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse. Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades. Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões. Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.“

Jeremias 31:25 – “Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.”

Amós 8:11-14 - “Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, mas não a acharão.
Naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede.
Os que juram pela culpa de Samaria, dizendo: Vive o teu deus, ó Dã; e vive o caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão jamais.”

Oras, quando se está em pecado, (longe de Deus e de Sua Palavra), O Espírito Santo de Deus não está conosco e, muito menos, está preenchendo nossos corações.
O vazio no coração é a ausência, a falta, do Espírito Santo de Deus, pois nossos corações/alma foram feitos, preparados, condicionados, projetados ... “sob encomenda” para servir de morada do Espírito Santo de Deus.

João 14:23 – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”

Efésios 2:22 – “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”

II Timóteo 1:14 – “Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.”

Tiago 4:5 – “Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? “
II Corintios 1:22 – “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”

II Corintios 3:3 – “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.”

Gálatas 4:6 – “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.”

Efésios 3:17 – “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,”

I Coriontios 3:16-17 – “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”

I Coriontios 6:19 - “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

João 2:19-21 – “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.”

II Corintios 3:3 – “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.”

Nossa alma somente e unicamente se farta, satisfaz, sacia ... com O Espírito Santo de Jesus Cristo (Atos 4:12).

Salmos 17:15 – “Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.”

Salmos 63:4-5 – “Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,”

Salmos 107:9 – “Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.”

Isaias 58:11 – “E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.”

Isaías 28:12 – “Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.”

Assim, muitas pessoas que possuem esta sensação de vazio no coração, que por mais que busquem, nunca encontram a felicidade, a paz ..., pois a verdadeira felicidade, a verdadeira paz é só com Jesus:

Salmos 4:8 – “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.”

Lucas 1:79 – “Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.”

Romanos 8:6 – “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”

Romanos 14:17 – “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

Gálatas 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Isaías 26:3 – “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Isaías 48:18 – “Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!”

João 14:27 – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Salmos 34:19 – “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.”

E quando estamos em pecado não temos paz.

Deuteronômio 11:13-17 – “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.
E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás.
Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
E a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá.”

Salmos 38:3 – “Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.”

Salmos 107:2-7 - “Digam-no os remidos do SENHOR, os que remiu da mão do inimigo, E os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul. Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitarem. Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia. E clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades. E os levou por caminho direito, para irem a uma cidade de habitação.”

Ageu 1:5-6 – “Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.”

Salmo 59:15 – “Vagueiem para cima e para baixo por mantimento, e passem a noite sem se saciarem.”
Amós 4:8 – “E andaram errantes duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.”

Salmos 68: 6 – “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.”

Oséias 4:10 – “Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao SENHOR.”

Estas pessoas utilizam-se de diversos meios para tentarem preencher esse vazio no coração: praticam esportes; assistem e/ou torcem por algum time, equipe, atleta, etc.; assistem à algum show; vão em boates; ingerem álcool e drogas; consomem chocolates, doces e outros alimentos; assistem novelas, seriados, séries, etc.: colecionam objetos; praticam atividades ou esportes radicais ou de extremo risco de morte na tentativa de conseguirem mais adrenalina; se entregam ao sexo desenfreado; etc., mas, por mais extravagâncias que pratiquem, nunca estão satisfeitos, saciados, felizes, com paz ...

Provérbios 13:25 – “O justo come até ficar satisfeito, mas o ventre dos ímpios passará necessidade.”

Provérbios 27:20 – “Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.”

Eclesiastes 6:7 – “Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e, contudo nunca se satisfaz o seu espírito.“

Ezequiel 16:28 – “Também te prostituíste com os filhos da Assíria, porquanto eras insaciável; e prostituindo-te com eles, nem ainda assim ficaste farta.”

Com estas atitudes essas pessoas aumentam a produção das substâncias químicas naturais que existem naturalmente no cérebro, tais como: adrenalina, serotonina, dopamina e noradrenalina ou norepinefrima, etc ou utilizam-se de substâncias químicas artificiais (cocaína, maconha, nicotina, álcool, morfina, etc) que tornam o cérebro dependente delas. Estas substâncias químicas (naturais ou artificiais) dão a sensação momentânea e passageira de bem estar, prazer, alegria, felicidade, paz, êxtase, gozo, felicidade, etc. Mas, quando essa sensação passa, essas pessoas entram em depressão, angústia, tristeza, inquietação ...  pois voltam à realidade (“acordam”) e ficam piores do que estavam antes de usufruírem dos benefícios transitórios dessas substâncias. Assim, como em todo vício, cada vez mais essas pessoas procuram, querem, necessitam, precisam ... daquela sensação agradável, só que cada vez mais diminui os efeitos e a respectiva duração produzidos pelas substâncias, exigindo, com isso, que se aumentem as atitudes, atos, ações ... que produzam as substâncias químicas pertinentes.
A serotonina é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer e felicidade.
A Serotonina é uma substância chamada de Neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. Atualmente a Serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância no espaço entre um neurônio e outro.
Feniletilamina, é a substância que o cérebro libera quando a pessoa está apaixonada.
Neurotransmissor dopamina. Esta substância contido nos neurônios do segmento ventral, e cuja liberação ocorre no núcleo accumbens e na área pré-frontal é responsável pelas principais vias do prazer, seja de modo natural, ou através do uso das drogas.
A feniletilamina, um estimulante e antidepressivo similar, em composição e ação, à epineprina e anfetaminas. É fabricada no cérebro a partir do aminoácido tirosina.
A ingestão de carboidratos aumenta a disponibilidade do triptofano - precursor da serotonina - no cérebro. Os carboidratos com alto índice glicêmico, isto é, com capacidade de elevar a resposta da glicose no sangue, têm mais condições de promover síntese de serotonina e conseqüentes melhoras no humor.
Pessoas submetidas a dietas com baixos teores de Triptofano, uma substância (aminoácido) precursora da Serotonina, desenvolviam um quadro depressivo moderado.
A vontade de comer doces e a sensação de já estar satisfeito com o que comeu (saciedade) dependem de uma região cerebral localizada no hipotálamo. Com taxas normais de Serotonina a pessoa sente-se satisfeita com mais facilidade e tem maior controle na vontade de comer doce.
Havendo diminuição da Serotonina, como ocorre na depressão, a pessoa pode ter uma tendência ao ganho de peso. É por isso que medicamentos que aumentam a Serotonina estão sendo cada vez mais utilizados nas dietas para perda de peso. Um desses medicamentos é a fluoxetina, a qual, além de tratar a depressão, aumentando a Serotonina, também proporciona maior controle da fome (notadamente para doces).
A dependência química é uma doença crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem-estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos, entre outras.
A dependência química se apresenta sob duas formas: a dependência física e psicológica da substância. A dependência física é caracterizada pela presença de sintomas físicos extremamente desagradáveis que surgem quando o indivíduo interrompe ou diminui de forma abrupta o uso da droga, o que constitui na síndrome de abstinência. Quanto à dependência psicológica, as principais características compreendem um intenso estado de mal estar psíquico, levado por sintomas de ansiedade, depressão, dificuldades de concentração, entre outros, a partir do momento em que o indivíduo pára de ingerir a droga na freqüência e quantidade habituais. Nesse caso, o dependente tem a sensação de ser incapaz de realizar qualquer atividade cotidiana sem o consumo da droga, mesmo que não tenha nenhum sintoma físico característico da abstinência.
A substância química responsável pela dependência física e psicológica dos fumantes é a nicotina, que atua no cérebro produzindo uma sensação de prazer e que, uma vez formado o hábito, torna-se obrigatória para o dependente. A sua ausência produz uma sensação muito desagradável, com ansiedade, inquietação e irritabilidade, que é denominada síndrome de abstinência.
A Bíblia claramente adverte sobre o perigo de morte de satisfazer os desejos e prazeres da carne:

Romanos 7:5 – “Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.”

Romanos 8:1,5-9,13 – “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
(...)
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8   Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9   Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
(...)
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”

II Corintios 10:3 – “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.”

Gálatas 5:16-17,19-22 – “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
(...)
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Efésios 2:3 – “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

II Pedro 2:10-19 - “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;
Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;
Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.”

Igualmente, adverte sobre perseguir e acumular riquezas materiais:

Mateus 16:26 – “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

Mateus 13:22 – “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”

Mateus 6:19-20 – “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.”

Mateus 19:23-24 – “Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”

Lucas 12:15-21 - “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”

Tiago 1:11 – “Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.”

Eclesiastes 5:10-16 – “Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;
Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.
Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.
Assim que também isto é um grave mal que, justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de trabalhar para o vento,”

Isaías 56:11 – “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.“

Ezequiel 7:19 – “A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será removido; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR; eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão o estômago, porque isto foi o tropeço da sua iniqüidade.”

Pois as coisas deste mundo (terreno, carnal, físico, material ...) são contrárias as coisas materiais:

I Corintios 2:12 - “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”

I Corintios 3:19 – “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.”

Tiago 4:4 – “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

I João 2:15 – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”
I João 5:19 – “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.”

Essas pessoas inventam coisas, atividades tarefas, compromissos... para as manterem ocupadas, distraídas... numa tentativa desesperada de esquecerem, não pensarem, superarem ... o vazio nos seus corações e nas suas vidas, tais como: nunca ficarem num ambiente silencioso, mas, pelo contrário, sempre ter um som, música, etc; freqüentam clubes; reuniões de grupos de atividades, de bate-papo, de troca de figurinhas; churrascos; festas; ingressam em partidos políticos, e ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades assistenciais, trabalhos voluntários, prestações de serviços à comunidade, entidades de defesa do meio ambiente, etc.; jantares com amigos, colegas de serviço, “irmãos” de clube, organizações...; estudos que não levam à nada; etc.
Em substituição à palavra de Deus, essas pessoas lêem fofocas, fábulas (II Pedro 1:16), mitologia, vãs filosofias (Colossenses 2:8), doutrinas criadas pelos demônios e pelos homens, paganismo, erotismo, estórias, conto de fadas, obscenidades, decoram manuais e estatuto dos clubes e órgão que inventaram, etc. Assim é mais fácil achar alguém que sabe de cor determinado manual ou estatuto de uma entidade criada pelos homens do que o que está na Bíblia. Quanto maior for a mentira, mais as pessoas gostam e acreditam, pois na Terra é a mentira que predomina e não a verdade.

Provérbios 17:4 – “O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.”

Provérbios 20:17 – “Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho.”

Oséias 4:1-2 – “OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
2   Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.”

Romanos 1:25 – “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”

II Tessalonicenses 2:9,11 – “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
(...)
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;”

Mateus 24:24 – “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

I João 5:19 – “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.”

Êxodo 23:2 – “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.”

Romanos 3:4 – “De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.”

Jeremias 17:5 – “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”

No lugar de terem por bandeira ao Senhor Jesus, colocam a pátria, o time de futebol, a escola de samba, a entidade Jurídica que fazem parte, o partido político, ...

Êxodo 17:15 – “E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.”

Hebreus 11:13 – “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.”

Êxodo 2:22 – “A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.”

Ao invés de irem num templo orar, cantar hinos, adorar, agradecer, pedir e louvar ao Senhor Jesus vão a estádios de futebol, shows, passeatas, comícios, rodeios, cinemas, shoppings, excursões, boates, barzinhos, parque de diversões, ...
É muito mais fácil alguém saber de cor uma música mundana, pagã, apócrifa, apóstata, demoníaca e em qualquer idioma do que um hino de louvor ao Senhor Jesus Cristo.
Quando estas pessoas se dão conta de que apesar de terem feito de tudo e, mesmo assim o vazio no coração persiste e, pior ainda, além de não ter diminuído, aumentou muito mais, acabam tomando outra medida drástica, extrema, qual seja, o suicídio. A morte é o final da jornada dessas pessoas que possuem o vazio no coração por terem vidas vazias de Deus e Sua Palavra.
O pensamento, raciocínio, filosofia de vida... que os demônios incutem nessas pessoas quando elas começam à questionar se estão tomando atitudes paliativas (“tampando o sol com a peneira”, “nadando contra a maré”, “dando murro em ponta de faca”, “se agitando em areia movediça”, “dando corda para se enforcarem”, “cavado a própria sepultura”, estão no caminho errado ...); é que elas devem estravazar mais ainda, extrapolar mais ainda, se superar mais ainda, ir mais além, aumentar a dose, arriscar-se mais ainda, abusar mais ainda, ser mais participativa, ser mais dedicada, ser mais emprenhada, se envolver mais ainda, empreender mais tempo na atividade, investir mais ainda, fazer mais esforços ... que o vazio no coração na sumir.
Assim, num círculo vicioso, estas pessoas pensam que na próxima vez (e sempre dizem isso) com uma maior quantidade do paliativo, o vazio no coração irá sumir, mas não conseguem ver que por mais empenho ou quantidade que possam empregar, nunca os substitutivos/alternativos de Jesus Cristo e Sua Palavra conseguem acabar com o vazio no coração.
Seria cômico, ilário, engraçado, divertido, ... se não fosse trágico! Essas pessoas experimentam praticamente e absolutamente de tudo. Ou seja, em outras palavras, utilizam-se de todos os substitutivos para Jesus Cristo e Sua Palavra, mas nunca se entregam à Ele (Jesus Cristo e Sua Palavra) e, muito menos, com o mesmo empenho, devoção, fervor, dedicação, orgulho, quantidade de tempo e dinheiro que faziam com os substitutivos.
Quem dera que vestissem a Palavra de Jesus Cristo com o mesmo amor, orgulho, empenho, devoção, dedicação ... que fazem com as coisas do mundo (time de futebol, partido político, etc).
Se uma dessas pessoas se entregasse a Jesus Cristo e Sua Palavra como se entregam às coisas mundanas nada lhes seria impossível. Mas, infelizmente, estas pessoas quando se dão conta de que já testaram, fizeram, experimentaram, ... de tudo e em doses/quantidades limites/máximas (overdoses), mas nada funcionou, utilizam-se da última e maior de todas as fugas da realidade/verdade, qual seja, o suicídio. Preferem se entregarem à morte do que se entregarem à Jesus Cristo e Sua Palavra.

Mateus 8:28-32 - “E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.”

Mateus 27:3-5 - “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.”

 Todas essas paixões e atividades mundanas são substitutivos inventados pelos demônios para afastarem as pessoas de Jesus Cristo e Sua Palavra. São estratagemas/ estratégias infernais para distrair as pessoas, mantendo-as ocupadas e longes para não terem tempo e nem oportunidade de lembrarem, ouvirem, darem atenção e aceitarem a Jesus Cristo e Sua Palavra.
Quando vivemos em pecado e, portanto, afastados de Deus, primeiramente, nossa consciência nos acusa, critica, adverte, cobra ..., mas com o passar do tempo, devido a nossa recusa/rebeldia para com nossa própria consciência, esta começa a se enfraquecer até o ponto de não mais a ouvirmos. Em razão dessas cobranças da consciência e depois pelo silêncio dela, essas pessoas não conseguem suportam locais silenciosos, sendo desesperadas para terem alguma coisa para encobrir, maquiar, camuflar, ... a consciência falando ou a falta de sua voz, pois o barulho, a música, a conversa fiada, etc as mantêm ocupadas, lhes distraem e as fazem esquecer/ignorar isso que lhes atormenta.

I TImóteo 4:2 – “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;”

Tito 1:15 – “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.”

I Corintios 8:12 – “Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.”

Em razão da Palavra de Deus ser dura, estas pessoas recusam-se em aceitar a Verdade e, com isso, buscam as vias alternativas (caminhos/meios mais fáceis, mais rápidos, mais convenientes, etc) à Jesus Cristo e Sua Palavra Jesus Cristo e Sua Palavra, mas Jesus Cristo é o único meio, caminho, modo ... para as verdadeiras vida, paz e felicidade.
Pelo fato da Verdade ser dura, estas pessoas fogem de Jesus Cristo e Sua Palavra e abraçam os demônios com sua palavras doces, coloridas, perfumadas, macias, floridas, enfeitadas, reluzentes, açucaradas, bonitas, emotivas, inteligentes, racionais, ... que lhes falam o que eles querem ouvir (mentiras, elogios, incentivos, que não há pecado, que não há inferno, que não há morte, que nada é errado, que podemos fazer absolutamente tudo o que quisermos, que a Bíblia foi escrita para o povo do passado, que a Bíblia não é o único livro sagrado/divino, que todos somos filhos de Deus, que todos servimos ao mesmo Deus, que cada um deve servir a Deus do seu modo e como bem entender, etc).
DEIXE O SENHOR JESUS CRISTO HABITAR EM SEU CORAÇÃO E SACIAR A SUA ALMA! Sede imitador de Jesus Cristo e não fã dos ídolos/heróis deste mundo.

I Corintios 11:1 – “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.