O ZELO DE DEUS PELOS SEUS PEQUENINOS [Esboço de Pregação]

O ZELO DE DEUS PELOS SEUS PEQUENINOS



C) VERSÍCULO TEMA:

1 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua descendência a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará. 3 E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome. 4 E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der da sua descendência a Moloque, para não o matar, 5 Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos que forem após ele, prostituindo-se com Moloque. Lv 20 1-5.


D) REFERÊNCIAS BÍBLICAS

Efésios 6:1-3 “1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”

Marcos 10:15,16 “15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. 16 E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.”

Mateus 19:14 “Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.”

Salmo 127:3 “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.”




E) INFLUÊNCIAS PERIGOSA
1) Má literatura
Assim como a Bíblia se torna uma parte de você, quando a lê dia após dia, também os livros cheios de sexo se tornarão uma parte de você, à medida que os for lido.
As bancas estão repletas de literaturas licenciosa, cheia de carnalidade. São brochuras baratas, no preço e no conteúdo.
Para combatê-las, livrarias evangélicas se têm aberto por toda parte, basta você procurar o assunto de sua preferência com certeza estará adquirindo conhecimento a luz da palavra. Procure o seu pastor e peça orientação.
2) Mau uso da televisão
Fuja da televisão porque:
a) A televisão é uma tentação para desperdiçar seu tempo, sua vida espiritual está sendo minada quando você gasta tempo assistindo à televisão, em vez de ler a palavra de Deus.
b) A televisão tenta você a corromper sua mente - A maioria das programações da televisão traz seus temas voltados para o sexo, pornografia, homossexualismo, adultério, poligamia, violência e outros.
A solução é colocar a televisão no seu devido lugar se você não tem controle desse aparelho o melhor é não tê-lo. Há bons programas na televisão; notícias, programas evangélicos, educativos e informativos. Basta que você saiba selecionar todas as atividades de sua vida. Disse bem o Salmista: "Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? ... Aparta-te do mal, e faze-o bem; procura a paz e segue-a." (Sl 34.12-14).
c) Leva ao desejo de possuir coisas desnecessárias e, as vezes, prejudiciais.
d) Distorce a realidade da vida.
e) Algumas crianças se tornam agressivas e/ou sexualmente promíscuas.
Porém, quando bem utilizada e controlada, a TV também pode exercer influências positivas:
a) promover a união geográfica da família no horário dos programas;
b) estimular conversas sobre o programa visto;
c) promover oportunidades para o diálogo, permitindo a verbalização e possibilidades de instrução no caminho da justiça.
e) ficar informados sobre os assuntos atuais.
f) assistir programas evangélicos condizentes com a doutrina Bíblica, não deixando de ler a Bíblia e orar.
3) Cinema
- Não há grande diferença entre as tentações da televisão e as do cinema. Em geral, são as mesmas pessoas que aparecem em ambos. Muitos filmes de cinema são passados na televisão de modo que a televisão é, muitas vezes, a introdução do cinema em sua casa. Quando deixamos nossos afazeres para estar diante de um telão assistindo a filmes abomináveis estamos nos contaminando com os prazeres do mundo. A Bíblia diz: "E qualquer que nele tem esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro". (I Jo 3.3).
CONCLUSÃO

- O inimigo das nossas almas continua destruindo crianças. Moloque está mais ativo do que nunca, mirando as almas infantes do mundo inteiro, inclusive as de nossas famílias.  Para tanto, conta com todo o arsenal de recursos que a modernidade oferece: jogos de RPG, games, filmes, músicas, internet, religiões, brinquedos, sexo, etc. Quantos pais desatentos nem percebem que Moloque já dominou as almas de seus filhos! Como pais cristãos nosso dever é levar nossos filhos à posição que as crianças de Marcos 10:16 ocupavam: debaixo das mãos de Jesus.

O Reino de Deus está aberto para as crianças – que geralmente o recebem de bom grado quando lhes é oferecida a possibilidade. As mãos do Senhor querem cobrir seus filhos e abençoa-los; dedique-se a leva-los ao Senhor e vigie contra as investidas do inimigo.

- O diabo não tem o poder de decretar o fim de nenhum filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.