Os valentes de Deus [Esboço de pregação parte 2]

Os valentes de Deus [Esboço de pregação parte 2]
(II Sm 23: 8-12)
ILUSTRAÇÃO : O general e o Soldado
Trinta e sete pessoas acompanhavam Davi, mas dos trinta e sete que o acompanhavam, havia um grupo de Três que eram os cabeças (Josebe-Bassebete, Eleazar, Samá). Esses homens eram fieis, estavam sempre do lado dele, eram amigos mais chegados que um irmão (Pv 18:24).
* Aqueles que te acompanham nas lutas também se deleitarão nos momentos de glória. Só podemos colher nossos frutos se ajudarmos a plantar. Deus não se revela para aqueles que estão apenas de passagem. Deus busca continuadores da sua obra, pessoas que perseveram, que prossigam firmes para o alvo.
1- Não se amedrontam diante do tamanho do inimigo. (Vs 8 b) - “Josebe-Bassebete...brandiu sua lança contra oitocentos homens e os feriu...” - Quem enfrenta 800 homens, venceu o pior inimigo: o medo de tentar. O valente é aquele que não desiste diante das circunstâncias. Joseb deveria ser um homem que não ouvia o conselho dos covardes, o seu coração era confiante.
1) Não escute o que as pessoas dizem de você. Escute o que Deus diz: (Is 43:13) Agindo Deus quem impedirá; (Jo 11:40) Se creres, verás a Glória de Deus.; (Mc 9:23) Tudo é possível ao que crê.
2) No Reino de Deus não existe lugar para os covardes, não existe lugar para os que se escondem. Devemos tentar pela Fé, senão seremos eternos perdedores.: ("Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o Reino..." Lc 9:62).
2- São movidos por uma imensa persistência. Vs 9-10) - “enquanto os filhos de Israel se retiravam... Eleazar se levantou e feriu os filisteus até lhe cansar a mão e ficar pegada á espada. Naquele dia Deus operou grande livramento...” - Eleazar lutou com tanta obstinação, com tanta vontade, que a espada ficou-lhe presa á mão. Quantas vezes, nos momentos de luta, a primeira coisa que fazemos é largar a espada.
1) Os valentes se apegam à espada, e não a soltam de jeito nenhum. Acreditar no amanhã, no daqui a pouco, faz parte da fé; faz parte do perseverar na vida cristã.
2) Os valentes de Deus são fiéis até o fim, na luta e nas batalhas da vida. Eles sabem que Deus conhece os seus limites.
3- Defendem aquilo que conquistaram. (Vs 11)- “... Onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; o povo fugia dos filisteus...Pôs-se Samá no meio daquele terreno e o defendeu e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento.”
Samá defendeu uma plantação de lentilhas que os filisteus invadiam; enquanto todos fugiram ele ficou. Nos momentos de desespero e de perdas ninguém fica do teu lado; ninguém.
1) - O Apóstolo Paulo era preso de Jesus Cristo, não do império romano. Ninguém detinha a sua obstinação. Nem cadeias, nem naufrágios, nem intrigas, nem traições. Ele estava voltado para o alvo que era Cristo Jesus. Não se sentem ameaçados, não se sentem presos, não estão debaixo de nenhum regime imposto. Muitos se acovardam diante da obra de Deus. Pelas pressões, pelo medo.
2) Os valentes de Deus se importam com a vida; por isso defende o seu terreno, o seu pedaço. Não tem medo de se arriscar. Não está acomodado com uma vida "dentro das normas". Busca sempre mais. São eternos insatisfeitos com a atual realidade do ser humano. São reformadores naturais.
3) Não são sempre pessoas bem sucedidas, mas pessoas corajosas a enfrentar a vida apesar das suas dificuldades.
4) Não são muitas vezes aqueles que estão em cima de um púlpito, em uma tribuna ou na televisão pregando, mas, sim, aquelas pessoas que estão nos hospitais, nos campos missionários, nos lugares aonde ninguém gostaria de estar, nas cadeias, nos guetos de drogados e nas ruas dos mendigos. Hebreus 11:38 - Os valentes de Deus, são homens e mulheres: ("...dos quais o mundo não era digno...")
5) Tem Crentes que trocam o Reino de Deus por um salário, fama ou reconhecimento e se contentam em levar uma vida comum diante da congregação cumprindo agenda.
CONCLUSÃO
O nosso reconhecimento deve ser apenas em dois lugares no Céu e no Inferno. No Céu devemos ser admirados pelos feitos. No Inferno conhecido e temido pelas obras. O verdadeiro Valentes mesmo debaixo da mais forte provação e dificuldade, é mais do que vencedor.
Deus não nos chamou para sermos um sucesso; chamou-nos para sermos triunfantes. Não são as circunstâncias que nos tornam vencedores, mas o Sangue de Cristo sobre nós. As tempestades fazem uma árvore forte. As provações e lutas fazem um cristão valente forte.

Um comentário:

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.