[Estudo Biblico] AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS PARA A DESTRUIÇÃO DAS FAMÍLIAS

[Estudo Biblico] AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS PARA A DESTRUIÇÃO DAS FAMÍLIAS.jpg


Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte, corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3.


A primeira instituição criada por Deus foi a família. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Gênesis 2:24. O homem e a mulher foramformados e criados para viver em comunhãodentro do matrimônio. Os filhos são bem vindos, são heranças do Senhor, como extensão desse relacionamento. Famílias que vivem debaixo da vontade e dos propósitos de Deus são famílias estruturadas e, consequentemente, famílias sadias, que geram sociedades sadias. Por essa razão, a família tem sido muito atacada nos dias atuais. O inferno tem se levantado com todas as forças para destruir as famílias. Os ardis do inimigo são muito sutis. É difícil percebê-los, principalmente porque esses ardis estão sempre mascarados de coisas boas.

O povo que se diz cristão está assistindo a queda da família como se nada estivesse acontecendo. As famílias estão indo a passos largos para o inferno, pois o foco e a preocupação estão em amealhar riquezas, as quais estão destinadas para o fogo eterno. Percebe-se hoje que a busca por riquezas, status e poder domina tanto incrédulos como cristãos. Observa-se a terceirização da família, a transferência de responsabilidade. O projeto dessas famílias sempre é pautado por aquilo que se quer dar aos filhos, em termos materiais. Porém, isto é muito sutil, porque quando buscamos em primeiro lugar o dinheiro, Deus não está ocupando o lugar que deveria ser Dele.

Uma das principais estratégias de satanás é encobrir o evangelho da glória de Cristo Jesus, como está escrito: Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3-4. Não existe nada mais poderoso neste universo criado por Deus, do que o evangelho da atração em Cristo Jesus. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. João 12:32.

Esse fato extraordinário da graça de Deus manifestada em Cristo Jesus precisa ser revelado por meio do Santo Espírito de Deus. É necessário crer de todo o coração e mente que, na morte de Cristo, toda a humanidade foi atraída, morta, sepultada e ressuscitada juntamente com Ele, pois tão somente quando esta for uma experiência real é que se pode ser liberto do poder das trevas e de satanás, como está escrito: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor. Colossenses 1:13.

Agora, se satanás conseguir manter as pessoas na ignorância quanto a esse tão importante fato, ele não precisará fazer absolutamente mais nada, pois a ignorância quanto a obra sobrenatural da redenção em Cristo, já é o suficiente para destruir todo ser humano e, consequentemente, suas famílias.

É dever urgente dos pais que têm essa revelação pregar a Cristo crucificado para sua família. A palavra de Deus é clara em dizer: Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a Fé e é pior do que o incrédulo. 1 Timóteo 5:8.

É verdade que só um crucificado pode pregar a Cristo crucificado. Só um reconciliado pode reconciliar. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:18-19.O maior presente que um pai pode deixar a seu filho é a certeza de que ele vai adentrar no Reino de Deus não pelos seus próprios esforços, mas pela graça de Deus na pessoa de Cristo. Os filhos precisam ouvir essa mensagem da boca de seus pais.

Outra estratégia que o inimigo tem utilizado nos dias atuais é a desvalorização do papel da mulher estabelecido pela sabedoria e presciência de Deus. Ele providenciou para os homens uma auxiliadora para ajudá-los nesse tão importante papel de liderar uma família para a glória de Deus. Disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18.Infelizmente,muitos maridos entendem erroneamente que Deus teria criado a mulher para ser capacho do homem, para ser escrava subserviente, para ser aquela que atende suas necessidades sexuais. Auxiliados por esse machismo que vem do mais profundo inferno, eles não tratam as esposas como deveriam, ou seja, como um vaso mais frágil. Por essa razão, sofrem as consequências de sua insensatez.

Maridos! Saibam de uma coisa: quando o relacionamento marido e esposa não está de acordo com os planos de Deus, os filhos se perdeme a família fica desestruturada. As consequências são muitas: filhos com baixo desempenho escolar, filhos doentes e que até regridem no processo de aprendizado. Aliás, esses são inclusive alguns recursos que os filhos se valem na tentativa de reconciliar o casal novamente. O maior presente que os pais podem dar a seus filhos é a certeza que o papai e a mamãe se amam, e aconteça o que acontecer eles estarão sempre juntos.

Todo cristão precisa urgentemente se equipar com a armadura de Deus. O inimigo conhece muito bem as dificuldades e os pontos fracos de cada um e sabe atacá-los como ninguém. A Palavra de Deus é clara em dizer que todo cristão não deve ignorar seus ardis, que precisa equipar-se com essa armadura: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11. Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios 6:16. Paulo também nos ensina: Para que satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios. 2 Coríntios 2:11.O inimigo tem seus estratagemas, suas sutilezas e suas artimanhas para enredar e manter o homem debaixo de sua mão opressora. Por isso, é necessário que todo crente esteja vestido adequadamente para enfrentar a batalha e permanecer inabalável nos dias maus.

Jesus foi enfático ao dizer: Já não falarei muito convosco, pois se aproxima o príncipe deste mundo. Ele nada tem em mim. João 14:30.Com a aproximação de satanás, Jesus não disse que ele não tinha nada haver com ele, o que seria uma resposta verdadeira, mas Ele disse: Ele não tem nada em mim! Sem sombra de dúvidas, isso está escrito para o ensino. Então, a pergunta que deve ser feita é: o que o príncipe deste mundo tem em mim? Se ele tem algo em mim, é porque permiti que ele se colocasse em minha vida. Talvez por ser um crente morno, misturado com o mundo, que não está equipado com a armadura de Deus. Podemos estar sofrendo os ataques de satanás por termos nos conformado com este mundo.

Outra estratégia de satanás para com o povo de Deus é atacar a mente. O principal acesso na vida dos cristãos é pela mente. A mente tornou-se um campo de batalha, onde o inimigo ataca incansavelmente. Por isso, a exortação de sermos vigilantes e de levarmos todo o pensamento cativo à obediência de Cristo. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 2 Coríntios 10:4-5.O cristão deve pensar nas coisas do alto, ocupar a mente com tudo o que é verdadeiro, honesto, puro, justo e amável, permitindo que a palavra nele habite ricamente.

Pela regeneração, pelo novo nascimento, o inimigo perde todo acesso, todo controle que outrora possuía sobre o homem. A Palavra de Deus diz que ele está como um leão velho, fraco e desdentado a rugir em derredor do crente. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 5:8.

O cristão não deve nem valorizar nem subestimar o inimigo, mas deve colocá-lo em seu devido lugar, ou seja, debaixo dos pés de Jesus Cristo, o Salvador. Quando o apóstolo Paulo começa a falar sobre a armadura de Deus, ele diz: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6:10.Somente quando o crente está fortalecido no Senhor e na força do seu poder, é que pode ser mais do que vitorioso, porque sem Ele nada se pode fazer.

A maior necessidade do cristão hoje é andar na presença de Deus. É não ser um crente morno. É colocar Deus em primazia na sua vida. É render-se diante Dele e lhe dizer: "Pai eu preciso de ti. Sonda-me, conhece o meu coração". É ficar o tempo todo em sua presença para realmente sair vitorioso contra as astutas ciladas do inimigo, para conseguir ser o bom perfume de Cristo e ter uma família equilibrada que glorifique a Deus. Não se deve permitir ser menos do que a graça de Deus pode fazer na sua vida, e na vida de suas famílias. Pelo poder de Deus, fomos desarraigados desse mundo tenebroso.

O trabalho de satanás é fazer o crente conformar-se com este mundo e, dessa maneira, fazê-lo perder a batalha. Por isso, a exortação: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.

Que nosso Deus e Pai possa abrir os olhos do nosso entendimento, para reconhecermos as astutas ciladas de satanás, sermos pessoas saradas para poder sarar nossas famílias e viver não olhando para trás, mas para o alvo da nossa vida, a bendita pessoa de seu filho Jesus Cristo. A Ele e somente a Ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.