[Estudo biblico] DEUS chama Abraão. (Gn 12 (+ ou – 2091 a.C.)






Noé havia proferido uma maldição sobre Canaã, o filho de Cam, antecessor dos perversos cananeus.Descendentes de Sem foram abençoados (Gn 9:26) e foi da linhagem de Sem que vieram Abraão e toda a nação judaica que nos dias de Josué conquistaram a terra de Canaã 1406 a.C. (Js 1:1). Deus mostrou suas promessas para Abraão, ordenando que ele saísse da sua parentela e seguisse sua rota rumo a Canaã.

→ Abraão creu e obedeceu. Deus não disse qual terra seria, mas orientado por DEUS seguiu em comitiva, levando camelos, gados, provisões, sua esposa Sara e seu sobrinho Ló.

→ Foi seguindo desde Ur dos Caldeus costeando o rio Eufrates, subindo até Harã depois descendo para Betel.→ Atravessar o deserto seria uma viagem mais curta, seria atalho, mas a orientação de Deus tinha outro objetivo:

Costeando o rio Eufrates não faltaria água durante a viagem. Sem água não há vida.

→ Abraão obedeceu, deixando parentela e amigos, para em Canaã ser o patriarca de uma grande nação; A nação judaica até hoje é causa de um grande impacto na história mundial.

→ Deixar a parentela significa deixar os velhos costumes, a velha natureza.

→ Seguir à beira do rio significa andar ao lado de Jesus, a água da vida:

Água = purificação pela palavra, Deus tem a resposta e o sustento. Quando saímos da direção à beira do rio de Deus, cortando caminho, saindo da rota que Deus estabeleceu, quando abandonamos a palavra, Deus não pode cumprir suas promessas na nossa vida.

→ Não podemos "buscar atalhos" através de conselhos ímpios, livros de auto-ajuda, a resposta para nossa vida está na palavra de Deus. O caminho é à beira do rio.

→ Da sala do trono corre um rio de água viva, por onde ele passa há vida libertação e cura.

→ Não sair da beira do rio de Deus.

→ Apegar-se à palavra de Deus (Sl.1) não acredita nas palavras nem tem comunhão com as atitudes do ímpio.

→ O lugar é entre Betel e Ai.

Betel → significa casa de Deus.

Não sair da casa de Deus.

Comunhão só se tem na casa de Deus. "a exiclastia é prejudicial para quem congrega e para quem a adota, pois o exiclasta não desfruta nem compartilha as bênçãos reservadas aos fieis. "Exiclastia é egoísmo = retém as bênçãos em casa só para si."

Exiclastia - no grego - ser crente em casa, viver desagregado dos fieis. É uma mentira do diabo para afastar o crente da sua fé e comunhão com Deus e com o próximo.

Ai - significa ruína - destruição de Ai proporciona entrada para Canaã.

Nota = A terra que Deus prometeu para Abraão e sua descendência numerosa seria exatamente Canaã, terra amaldiçoada por Noé. (Canaã filho de Cam que Noé amaldiçoou). Para abençoar a terra de Canaã tem que destruir Ai.

Betel = Casa de Deus.

Ai = Ruína. Tem que ser destruída.

Canaã = Abençoada através da destruição de Ai.

Sair da Parentela

→ É sair dos velhos costumes para que Deus seja visto em nós. Para que nossos parentes possam nos ver renovados e transformados, vivendo à beira da água, seguindo a palavra de Deus.

→ Ir para Betel, a casa de Deus, onde encontra força para derrubar Ai. Vem para Jesus quebrado, enfermo da alma e do espírito, transforma-se na casa de Deus pela água viva que é a palavra, o verbo = Jesus Cristo, então pode conquistar Canaã.

Gn 15.1 a 21

→ Deus mandou Abraão fazer uma oferta.

→ Abrão partiu tudo, montou um altar e ficou esperando Deus.

→ Perseverança é fundamental para ver o resultado final. Não desanimar, tomar posse da palavra, não aceitar sair do mês de agosto sem a bênção.

Crer e tomar posição

Dt 8:2 e 3

→ As aves de rapina queriam comer o sacrifício de Abraão mas ele as enxotou!

Aves de rapina representam os mensageiros do diabo querendo nos desanimar. Persevera, não deixa!

→ O cristão que desanima, deixa as aves de rapina comer o seu sacrifício, começa por não devolver o dízimo, não ir para a igreja, desiste de crer, de orar e meditar na palavra.

→ Enxota as aves de rapina, segura a promessa com perseverança.

→ Abraão cansado, dormiu. Então Deus apareceu e predisse a Sorte da sua numerosa descendência."Serão numerosos porém escravos e afligidos, mas sairão prósperos e ricos; só a sua 4ª geração voltará para Canaã."

Agosto não é mês do cachorro louco!

Agosto não é mês do desgosto!

Agosto não é mês do azar!

Agosto é o mês da bênção.

Bibliografia

-- Mens. Pr. Valdir A. Ramos 45ª IEQ - S.J.Pinhais - PR.

-- Bíblia de Estudo Aplicação pessoal - Ed. CPAD - Rio / RJ- 1995

Bíblia Shedd - Edição Vida Nova - São Paulo/ SP 1997

Mª Teresinha Valvassori Canalle

S.J.Pinhais/PR- 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.