[Estudo para Casais] QUANDO O DINHEIRO DIVIDE A FAMÍLIA

 

Casamento – Genesis 2:24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
- e serão uma só carne ou no nosso caso um só bolso
O amor de Deus está permitindo que passemos por aflições na vida financeira - Hebreus 12:6 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Orçamento doméstico - Lucas 14 : 28 - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
È necessário que alguém assuma a responsabilidade de anotar e controlar os ganhos e gastos.
Marido teve os pais controlados e mulher pais descontrolados ou vice versa. Livro Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi- paginas 22 a 28 – Acesse : http://migreme.net/18dh
É preciso acordo em finanças -“andarão dois juntos se não estiverem de acordo” Amós 3:3
O marido quer arrumar o carro a mulher quer cuidar da casa.
Salários separados, contas que um não sabe que o outro possui. Esconder da mulher e dos filhos as dívidas- caso do William-
A mulher não sabe quanto o marido ganha (em alguns casos é melhor ela não saber mesmo, até que esteja curada do consumismo)
Maridos miseráveis – Provérbios 15:27 - O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia suborno viverá.- Colossenses 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Tem marido que reclama que a mulher gasta escondido dele, mas o cara é tão pão duro que obriga a mulher a agir assim senão os filhos nunca ganham um presente e a mulher nunca pode comprar até coisas básicas - Semana passada descobri o motivo da mulher ter que fazer as unhas, ela se sente limpa e as suas mãos são o seu cartão de visita .
As mulheres que não trabalham fora tem que “roubar” o marido dentro da própria casa se ele quer comprar uma maquiagem, ou ir no cabeleireiro, pois o machão acha que tem coisas mais importantes- devemos ressaltar que quando as dividas são muitas a mulher pode fazer economias como fazer as unhas em casa etc. Seria importante no orçamento que um valor fosse destinado para embelezamento da mulher, pois creio que um marido que ama a mulher deseja que ela esteja sempre bonita, e para isto é preciso investir.
Incentivar filhos a trabalhar.
Conhecer noções básicas sobre finanças- caso do Porteiro do livro Educação financeira ao alcance de todos de José Pio Martins – página 57
Dica: siga o twitter de Gustavo Cerbasi e do Barba – barba1976
Contar experiências de consultoria – caso Valter.
Velho drama: meu salário, meu dinheiro.
Mamãe comprou isto para vc – Como geralmente a mãe que compra, parece que o pai nunca dá nada para os filhos.
O casal decide dar semanada para o filho ou mesada e não explica como ele deve organizar o dinheiro ele gasta e o pai ou mãe dá mais dinheiro, e o filho nunca aprende equilibrar as finanças.
Mentiras que gosto de ouvir :
05 vezes sem juros
Não vai te custar nada
Só amanhã ...
É a ultima peça, vestido, sapato, carro, bolsa, injeção.
Você é especial, foi escolhido....
Mentiras que conto para mim:
No mês que vem as coisas vão melhorar.
Quando receber o décimo terceiro acerto todas as contas.
Nunca mais entro em dívidas.
Cartão de crédito é ótimo, e eu sei usar bem.
Você merece!
Vou comprar hoje, pois amanhã vai estar mais caro.
Quando ganhar um pouco mais vou fazer uma poupança e não vou mexer nela!
Agora a maior mentira de todas
Se eu ganhar mais acerto minha vida financeira.
Algumas dicas:
Para poupar: pedir ao gerente para fazer saque num dia do mês que não há compromissos, começar com valor baixo- antes pagar as dívidas, não se deve poupar devendo, pois os juros ganhos são sempre bem menores que o rendimento das aplicações – poupança 0,7 – cartão de crédito 12%
Uma boa divisão do salário: Segundo o exemplo de José do Egito
Dê 10% de dízimo
Poupe 20%
Viva com 70%
Fazer sempre pesquisa de preços e pechinchar na hora da compra.
Comprar sempre em liquidações, se faz muita economia, economia para pagar dívidas.
Faça planos para comprar produtos e economize até ter o valor na hora da compra pesquise e pechinche - Hoje 3% de desconto é ótimo com uma inflação de 6% ao ano. É a metade da inflação do ano.
· Importância de fazer relação de gastos por no mínimo 3 meses para saber onde gasta e o que pode ser economizado
· A família deve estar ciente da situação financeira, inclusive os filhos, para que juntos possam traçar metas para saldar as dívidas
· Devem procurar um conselheiro financeiro, um contador, administrador, ou uma pessoa de confiança para ajudá-los a encontrar meios de sair das dívidas, pois a pessoa endividada não consegue ver saída para seu problema
· Não comprar as coisas pelo impulso ou no calor das emoções (exemplo da Fabiana que quis comprar a casa quando soube que estava grávida)
· Evitar ir ao shopping ou centro da cidade se vc está fazendo economia. “O que o olho não vê o coração não sente”.
· Não se esqueça que sempre que vc quis muito uma coisa deu um jeito de conseguir, se possui este mesmo desejo para sair das dívidas não tenha dúvidas vc sairá.
Para Finalizar
Quais os motivos que me impedem de equilibrar finanças:
Amo e sirvo ao dinheiro – I Timóteo 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.- Mateus 6:24- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Sou ganancioso, quero ficar rico – Provérbios 28:20 – O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune - Provérbios 10:22 - A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
Sou invejoso. Provérbio 27:4 – Cruel é o furor e impetuosa a ira. Mas quem parará perante a inveja
Não me contento com o que Deus me dá. – Hebreus 13: 5 e 6- Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Ter fé demais. Filipenses 4:13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Não me arrependo de agir financeiramente como tenha agido até hoje - Provérbios 15:32 – O que rejeita a correção menospreza sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.
Quando você admite um erro eu sei que você aprendeu. Quando você recusa a admitir o erro, eu sei que você vai errar de novo - Stephen Kanitz
Ore assim: Pai ensina-me a ter coração sábio (o de Cristo) e leva-me ao arrependimento, e tira tudo que não te glorifica em minha vida, pela minha morte e ressurreição em Jesus Cristo.
Por Luiz Carlos Salém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.