Curiosidades Bíblicas – Pode um camelo passar pelo fundo de uma agulha?



“Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mateus 19.23-24). Jesus estava querendo dizer que a riqueza tem o poder de transformar o coração dos seres humanos, tornando-os quase sempre arrogantes, egoístas, incrédulos e orgulhosos. A pessoa que confia no dinheiro normalmente se esquece de Deus e, por se apoiar nas riquezas, dificilmente será salva. Mas o que significa um camelo passar pelo fundo de uma agulha?
Muitos estudiosos afirmam que Jesus estava fazendo apenas uma analogia a algum objeto pontudo, com uma perfuração na ponta, por onde dificilmente passaria um fio, quanto mais um camelo.
E provável que a interpretação mais precisa para essa parábola, esteja nos estudos que apontam ser chamada de fundo de uma agulha uma pequena portinhola construída junto aos grandes portões da cidade. No fim do dia, quando os portões principais eram fechados, os viajantes que chegavam à noite entravam por essa passagem. Os animais de grande altura, como é o caso do camelo, só poderiam passar por essa abertura ajoelhados. Algo quase impossível para um animal realizar. Por isso, a dificuldade de entrada dos ricos no reino de Deus como o passar de um camelo pelo fundo de uma agulha.

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.