Domínio próprio: Um grande benefício.

"Deus sabe, eu tento mas não consigo..."; "Na verdade, quando acontece não dá para controlar"; "... Aí eu viro bicho e sai de perto!". Frases como estas nos mostram que ter domínio sobre si mesmo não é uma coisa fácil. Porém, a nossa própria história de vida é cheia de exemplos que apontam a nossa falta de equilíbrio e controle, que ao invés de contribuírem, prejudicaram e destruíram muito.
Até estudiosos não cristãos há muito já afirmaram: "O homem não pode viver sem autocontrole" (Isaac B. Singer), contudo o lema da geração dos anos 60 foi "libere tudo, ponha tudo para fora", tornou-se o estilo de vida de muita gente hoje. Não fazer o que se deseja é tido como repressão, ou viver com ideais ultrapassados. Qual a verdade de Deus sobre o autocontrole? Que evidências podem ser vistas do seu benefício?

Aplicando o Teste da Verdade

Preceito
Deus deixou ordens claras sobre o domínio próprio, e estabeleceu diversos preceitos:
Controle seu olhar - Mt. 5:28 Controle seu vocabulário - Ef. 4:29; 5:3,4
Controle sua língua - Tg. 3:2-10 Controle seus pensamentos - Fp. 4:8
Controle sua ira - Cl. 3:8,9; Ef. 4:26,31 Controle seu corpo - I Co. 6:13-20
Controle sua bebida e comida - Ef. 5:18; Sl. 5:21 e outros mais.

Princípio
O princípio que está por trás de todos estes preceitos é o autocontrole, a sobriedade de se estabelecer um equilíbrio (I Pd. 1:13;5:8). Deus dá valor ao domínio próprio, e ele é fruto de Seu Santo Espírito (Gl. 5:22,23). O Senhor espera que os nossos desejos não nos domine, mas, pelo Seu poder, nós venhamos a controlá-los.

O Caráter de Deus
Deus não reage de acordo com a situação, Ele age segundo o Seu caráter. Autocontrole é virtude Sua, "O Senhor é longanimo (paciente)"(Nm. 14:8). Jesus Se manteve calado frente a Pilatos (Mt. 15:8) e oficias romanos. Podemos dizer que o autocontrole é certo para todas as pessoas, em todos os lugares e em todas as épocas.
Avalie os exemplos da Bíblia
Aprecie as "velhas" histórias da Bíblia de maneira "nova", enquanto medita sobre o autocontrole de Deus. (Leia sobre o povo de Deus no deserto - Êxodo; o profeta Jonas; Davi e Bete-Seba - I Samuel). Caminhemos assim unidos rumo a santidade de vida, pois é isto que Deus espera de nós.

Por Rev. Sérgio Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.