[Artigo Popular] A data do Nascimento de Jesus.

 A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS

A Data Tradicional

O mundo cristão geralmente celebra o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de Dezembro, porém é extremamente improvável que esta seja a data real de Seu nascimento.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas regiões optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro contudo, gradualmente, esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Mês Mais Provável

  1. OS PASTORES: Lucas 2.8 menciona que pastores estavam nos campos cuidando de suas ovelhas. Em dezembro, porém, os rebanhos já teriam sido recolhidos a seus abrigos, por causa do frio. Há um comentário no Talmude, afirmando que os rebanhos eram colocados ao ar livre no mês de março e recolhidos em Outubro/Novembro. Esta passagem, portanto, limita o nascimento de Jesus ao período entre o final da primavera e o início do outono (hemisfério norte).
  2. A ORDEM SACERDOTAL DE ABIAS: Lucas 1.5 nos ensina que Zacarias, pai de João Batista era um membro da ordem sacerdotal de Abias. O livro de Crônicas nos informa que havia uma escala para os serviços dos sacerdotes e sobre o seu funcionamento. Em Deuteronômio 16.16 verifica-se também que haviam serviços a serem cumpridos pelos sacerdotes, por ocasião das grandes festas. Com base nessas informações, pode-se concluir que Zacarias permaneceu em serviço até ao final da 10ª semana do ano judaico, tendo servido seu período após a festa de Pentecostes.
  3. A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA: Lucas 1.23-24, registra que Zacarias retornou a casa logo após o serviço e que João Batista foi concebido um pouco depois, provavelmente na última metade do mês de Sivan (Maio/Junho).
  4. A CONCEPÇÃO DE JESUS: Lucas 1.26-27 e Lucas 1.36, nos informam que Maria concebeu a Jesus no sexto mês da gravidez de Elisabeth (mãe de João Batista), no final do mês de Kislev (Novembro/Dezembro), que coincide com a Festa das Luzes, ou Hanukkah. Seria uma coincidência que Jesus, a Luz do Mundo, tenha sido concebido por ocasião da Festa das Luzes ?
  5. O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA: Contando-se 280 dias, que é a duração usual da gestação humana, a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce então no mês de Nisan durante os festejos da páscoa (Êxodo 12.1-14). É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias, conforme a profecia em Malaquias 4.5. Jesus nos disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa (Mateus 17.10-14). Mais outra feliz coincidência.
  6. O NASCIMENTO DE JESUS: Acrescentando-se seis meses ao nascimento de João Batista, ou 280 dias a partir da concepção de Jesus, chegamos ao seu nascimento, na segunda metade do mês de Tishri (setembro/outubro). Esta é a época da festa dos Tabernáculos (Levítico 23.34).
  7. EMANUEL: Em Isaías 7.14 lemos que “... a virgem (jovem mulher solteira) conceberá, e dará à luz um filho que será chamado Emanuel.” Esta profecia se refere provavelmente à mulher que Isaías tomaria como segunda esposa, mas tipifica, como é usual nas profecias, a concepção milagrosa de Maria. Emanuel significa “Deus conosco” e a palavra “tabernáculo” significa habitar. Mais uma coincidência.

O ano mais provável

  1. O REINADO DE HERODES: Em Mateus 2.1 verificamos que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes o Grande; como Herodes morreu em 4 AC, Jesus deve ter nascido antes deste ano (4 AC).
  2. A MATANÇA DAS CRIANÇAS: Em Mateus 2.13-16 descreve-se a fuga para o Egito e a matança de todas as crianças de Belém com menos de dois anos; Herodes havia consultado os magos (Mateus 2.7) dois anos antes; podemos concluir que Jesus deve ter nascido não depois de 6 AC.
  3. O CENSO DE CÉSAR AUGUSTO: Em Lucas 2.1 registra-se que a ida de José e Maria a Belém aconteceu durante este censo que pode ter ocorrido entre 8 AC e 6AC, de acordo com algumas evidências históricas.

Os meses do Calendário Judaico

Mês
Dias
Corresponde a ... Comentários
Nisan
30
Março/Abril 14, 15 - Pessach (Páscoa) - Início do ano
Iyar
29
Abril/Maio  
Sivan
30
Maio/Junho 6, 7 - Shavuot (Pentecostes)
Tammuz
29
Junho/Julho  
Av
30
Julho/Agosto  
Elul
29
Agosto/Setembro  
Tishri
30
Setembro/Outubro 1, 2 - Rosh Hashana (Ano Novo civil)
10 - Yom Kippur (Dia da Expiação)
Cheshvan
29/30
Outubro/Novembro  
Kislev
30/29
Novembro/Dezembro  
Tevet
29
Dezembro/Janeiro  
Shevat
30
Janeiro/Fevereiro  
Adar
29/30
Fevereiro/Março  
Adar II
29
Março/Abril Só existe 7 vezes a cada 19 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera moderado, não use linguagem ofensiva!

Assine Agora.

Receba Estudos Biblicos diariamente no seu E-mail.